Volkswagen lança oitava geração do Passat

A Volkswagen lançou ontem a oitava geração do Passat. Produzido em Emden, Alemanha, o modelo estará à venda no Brasil no início de 2016. A nova geração ganhou carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos e rodas maiores e oferece novos faróis de LED (de série na versão Highline) e lanternas traseiras de LED. Será comercializado no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. A montadora não informou os preços.

O Comfortline traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar condicionado com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema multimídia com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5” colorida de alta resolução e conectividade com smartphones.

Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna, volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.

Como opcional, o Comfortline oferece teto solar elétrico panorâmico.

Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista. Os faróis são de LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as aletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro.

Como opcional, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema de multimídia com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som de 700 watts com 11 alto-falantes, sistema Pro-Active, Park Assist 3.0, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist).

Também é opcional para o Novo Passat Highline o teto solar elétrico panorâmico.

Motor mais potente
O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior. O torque é de 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior), com velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h). Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm3 de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor.

Volkswagen Passat und Passat VariantDimensões
O Novo Passat mede 4.767 mm de comprimento – dois milímetros mais curto que a geração anterior. Ao mesmo tempo, a distância entre-eixos foi alongada em 79 mm, passando a 2.791 mm. As rodas dianteiras foram deslocadas 29 mm em direção ao para-choque dianteiro, e as rodas traseiras, 17 mm em direção ao para-choque traseiro (o habitáculo foi alongado em 33 mm). Ao mesmo tempo, teve a altura reduzida em 14 mm (1.456 mm) e ganhou 12 mm na largura (1.832 mm).

Embora o Novo Passat seja 2 mm mais curto do que o anterior, em seu interior o comprimento cresceu 33 mm. Agora os ocupantes do banco traseiro têm 116 mm de espaço para os joelhos, em relação aos bancos dianteiros. O porta-malas também cresceu, ganhando 21 litros de capacidade para bagagens, agora totalizando 586 litros.
Redução de peso
O chassi teve seu peso reduzido por meio da utilização de metais mais leves.
A construção progressiva com aços de ultra-alta resistência e conformados a quente (utilizados em 27% da estrutura do Novo Passat) ajudaram a reduzir peso. Pela primeira vez no Passat, alumínio também foi usado na estrutura. No total, a carroceria ficou 24 kg mais leve.

Principais recursos tecnológicos

passat3Painel Digital Programável (Active Info Display)
No Novo Passat, a Volkswagen está estreando um quadro de instrumentos totalmente digital. Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes e ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.
Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Park Assist
O Novo Passat traz o sistema de assistência ao estacionamento Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via – é capaz inclusive de tirar o carro da vaga (estacionamentos paralelos).
E, pela primeira vez, o Park Assist pode ser usado também para estacionar o carro de frente em vagas perpendiculares. O sistema pode até frear o carro, caso o motorista não o faça, como forma de evitar colisões.

Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist) com Alerta Traseiro de Tráfego (Rear Traffic Alert)
Esse sistema contribui para aumentar a segurança do Novo Passat em duas situações. Primeiro, ao detectar veículos passando pela lateral do Novo Passat, como em uma ultrapassagem, ou no chamado “ponto cego”, alertando o motorista. Sua segunda função opera na saída de vagas perpendiculares: os sensores identificam veículos se aproximando da lateral do Novo Passat. O sistema emite alertas visual e sonoro. Caso o motorista ignore o alerta e houver risco de colisão, o sistema pode iniciar uma intervenção nos freios.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros)
Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Explicação: Quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.

ACC, Controle Automático de Velocidade e Distância (Adaptive Cruise Control)
O Novo Passat pode ser equipado com a nova versão do Controle Automático de Velocidade e Distância, ACC. Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

Nessa versão do Novo Passat, quando acionado o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais. O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do veículo e conduzi-lo da forma que desejar.
Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Passat também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking
O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

passat2Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System)
O Novo Passat é equipado com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.

DCC (Controle Dinâmico do Chassi)
O sistema oferece cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.

Check Also

Feirão de blindados

Sucesso de feirão de blindados leva a mais uma edição do evento

O clichê de que é nas crises que se criam oportunidades materializou-se em um evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *