Você sabe o que significa retificar um motor?

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Bloco do motor

 

– O motor bateu, precisa retificar.

Muitos proprietários de veículos ouvem essa frase, mas bem poucos, provavelmente, entendem o que se passa com o motor antes e depois do processo de retificação nem os procedimentos que o compõem. No entanto, é importante conhece-lo melhor, principalmente para ajudar a conservar os componentes e evitar que ele seja necessário, já que implica em custos altos e a dor de cabeça de ficar alguns dias sem o carro.

Segundo Carlos Alberto Ferreira, proprietário da Retífica Goiás, o trabalho da retífica consiste em fazer a usinagem (uma espécie de polimento) de algumas peças para que o desgaste que as tornou irregulares seja eliminado. “Essa usinagem faz com que elas não precisem ser substituídas”, explica. Esse processo, vale ressaltar, tem como um dos principais benefícios poupar o bolso do proprietário do veículo. Se não fosse o trabalho da retífica, ele precisaria trocar todo o motor.

Para usinar as peças, as retíficas usam dimensões precisas fornecidas pelos fabricantes dos motores. O polimento é feito em frações de milímetros (0,25 ou 0,50 mm, por exemplo). Após esse processo, é preciso trocar peças antigas que ficaram estreitas demais para as novas dimensões dos componentes retificados. Mais uma vez, o trabalho exige precisão, para que as proporções determinadas pela fábrica sejam rigorosamente seguidas.

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Conjunto de pistões

 

Wellington Mesquita, supervisor de serviços da Fran Diesel, alerta que a possibilidade de retificação e as dimensões variam de acordo com cada fabricante. Há modelos, por exemplo, em que não é possível retificar. “Em alguns casos, dá para fazer adaptações com peças não originais. É um risco, mas ainda é bem mais barato que trocar todo o motor”, afirma ele.

Depois de retificado, se o motor receber a manutenção adequada ele poderá ter longa durabilidade. “Hoje os motores recondicionados têm expectativa de vida de 180 a 200 mil km para automóveis e 350 a 450 mil para caminhões”, ressalta Jairo Cesar Silva, da área de pós venda da Riosulense, metalúrgica de peças automotivas. Carlos Alberto, no entanto, lembra que para ter essa garantia é preciso que o processo de usinagem tenha sido bem feito, as peças usadas sejam originais de fábrica e o proprietário faça a troca de óleo regularmente e use água destilada, que não tem sais em sua composição.

Virabrequim
Virabrequim

Saiba mais
Segundo Carlos Alberto, as peças que passam pelo processo de retífica são o bloco (a parte inferior do motor), o virabrequim, as bielas e o cabeçote (a parte superior). Ele explica que as peças que serão trocadas dependem de avaliação da retífica. Para um carro nacional compacto ou médio, o custo de usinagem varia de 700 a 1.200 reais. Incluindo as peças e a mão de obra, o valor fica em torno de R$ 2.800,00. No caso de um modelo importado, ele sobe para aproximadamente R$ 4.500,00.

Ainda sobre os importados, Carlos Alberto informa que eles são os que podem apresentar alguma dificuldade no processo, seja por falta ou demora de peças. O tempo de entrega do carro, segundo ele, depende principalmente da disponibilidade dessas peças. Se elas forem facilmente encontradas e o cliente não quiser fazer cotação, a retificação e montagem do motor pode ser relativamente rápida, durando dois ou três dias.

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2 comments

  1. Aldo Ismael Noormahomed

    Bom dia
    Tou precisando de ajuda,eu tenho um toyota runx 2ZZ yamaha,um motor muito rotativo,começou com um barulho,mandei retificar a cambota,retificaram me a cambota para 0.40 e o apoio para 0.20,alguns amigos meus dizem que a cambota ira partir se,bom e muito dificil apanhar as peças deste veículo,e o motor ca esta uma fortuna por ser esportivo
    Preciso dum conselho sobre o que fazer para nao partir se a cambota

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