Você controla regularmente a troca de óleo do carro? Conheça o aplicativo Oleoweb

Óleo mineral, sintético, semi-sintético, índice de viscosidade. Cada motor de veículo tem especificações técnicas que exigem um lubrificante e um filtro com características definidas pelo fabricante para funcionar bem. É importante atentar para esse detalhe porque os produtos são fabricados de acordo com parâmetros como temperatura, número de giros e índice de atrito das peças – que são únicos para cada modelo. Mas será que os proprietários de veículos têm paciência para prestar atenção em tudo isso?

Percebendo que muitas pessoas mal lêem o manual do veículo mas quase todo mundo tem um smartphone, a empresa RAV Tecnologia desenvolveu um aplicativo para celular que pode ajudar bastante os leigos em lubrificação de motores. Trata-se do Oleoweb, feito para orientar os motoristas sugerindo estabelecimentos e produtos mais adequados para o carro. Para isso, basta digitar o modelo e o ano do veículo. Como resposta, o programa indica marcas de óleos e filtros, lojas que os comercializam e os respectivos preços que cada uma cobra.

Segundo Victor Martins, um dos sócios da RAV Tecnologia, o principal objetivo do Oleoweb é fazer a ligação entre consumidores e fornecedores de óleos e filtros, criando uma relação na qual ambos têm a ganhar: os motoristas, porque recebem informações técnicas e uma lista com lojas e valores para decidir onde levar o veículo para fazer a troca, e os estabelecimentos, que podem ganhar mais clientes.

Relativamente recente no mercado – a primeira versão, de testes, foi lançada em outubro do ano passado – o Oleoweb contabiliza mil downloads no Google Play, loja virtual do sistema Android, por enquanto a única plataforma na qual o aplicativo roda. Victor informa que a versão para iOS, da Apple, deve chegar no próximo mês. Ele lembra que a ideia de fazer o programa veio do fato da RAV prestar serviços de Tecnologia da Informação, há vários anos, para empresas do setor automotivo.

“Ao longo do tempo, fomos montando um banco de dados de itens. Com ele, restringimos o domínio e focamos no óleo, um produto que as pessoas trocam com mais frequência”, explica ele. Hoje o programa tem mais de 25 empresas de Fortaleza cadastradas. Sobre o arquivo de veículos, Victor afirma que a equipe responsável pelo aplicativo, formada por estudantes de Engenharia Mecânica e pessoas que trabalharam no mercado automotivo – além dos programadores – procurou incluir todos os modelos populares e os médios mais comuns. Já as especificações dos tipos e marcas do óleo são feitas com base no que orientam as montadoras de cada modelo.

O cadastramento destaca Victor, seja de lojas ou de veículos, continua sendo feito. Só existem algumas restrições em relação aos carros por causa da baixa procura que alguns teriam. “Não colocamos modelos de luxo, por exemplo”, afirma. O motivo para isso, de acordo com ele, é que os proprietários desse tipo de veículo geralmente fazem a troca na revenda autorizada e não se preocupam muito com pesquisa de preços.

Além da possibilidade de escolher os produtos mais baratos sem fugir das especificações dos fabricantes, o Oleoweb tem outras funções interessantes. Depois do cadastro do modelo do carro, no qual é informada a quilometragem rodada e a data da última troca, o aplicativo alerta para a necessidade da próxima, indicando o produto e os locais para fazer o serviço. “O alerta é pelo tempo ou pela quilometragem, o que chegar primeiro”, explica Victor.

Para essa segunda opção, o programa se baseia em dados do GPS, via celular, para estimar a distância percorrida pelo veículo. Quando ela chega no patamar estabelecido pelo fabricante, que geralmente é de 10 mil km, o motorista é alertado. Outra funcionalidade que está sendo desenvolvida é um aviso, para os lojistas, de pessoas que moram no entorno do estabelecimento e estão perto da data de troca. Com isso, eles podem desenvolver ações para lembrar a necessidade do serviço. A expectativa é de que ela fique pronta ainda no primeiro trimestre de 2015.

Se você é como boa parte dos proprietários de veículos brasileiros, que adora carros mas não tem muita paciência para ficar se preocupando com nível de viscosidade do óleo, o tipo de filtro que o motor usa ou prestando atenção no adesivo meio apagado do para-brisa que lembra quando foi a última troca, fica a dica: o Oleoweb pode ser baixado gratuitamente no endereço do Oleoweb.

Check Also

Fancup

Fancup: Chevrolet faz promoção para levar torcedores a Londres

A Chevrolet do Brasil está com inscrições abertas para a Fancup, promoção que levará quatro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *