Up
Up Cross

Up 2018 é apresentado para jornalistas e concessionários do Nordeste

Após o lançamento oficial na segunda quinzena de abril, a Volkswagen apresentou, ontem, para um grupo de jornalistas e representantes de concessionárias do Nordeste, a versão 2018 do Up, veículo mais compacto do seu portfólio. A iniciativa faz parte da estratégia de divulgação do modelo, que gira em torno do neologismo “desache”, palavra usada para enfatizar a mudança de conceitos que a montadora sugere, para os clientes, em relação a ele.

Entre as novas características apresentadas, tiveram destaque a inclusão de mais recursos de tecnologia e equipamentos – principalmente pelo fato do carro pertencer a um segmento de entrada, com tendência a modelos mais básicos. Outra mudança é que ele passa a ser oferecido apenas com carroceria de quatro portas.

As alterações e melhorias criam para o Up um leque maior para conquistar os consumidores de carros compactos e podem ajudar o modelo nas vendas. Lançado em 2015, hoje ele ocupa a quinta posição no seu segmento e está duas posições atrás do Fiat Mobi, principal concorrente no mercado nacional. É bem verdade que, junto com o Gol, o carrinho faz com que a Volkswagen seja líder na faixa de veículos de entrada. Mas a meta parece ser leva-lo ainda mais para cima no ranking.

Versões, principais características e novidades implementadas no Up

Take
Além de itens como pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro dos faróis acesos e chave do tipo canivete, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular. Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Como opcional, o cliente tem à disposição o pacote “take completo”, que acrescenta direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajuste de altura, ar condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

Move
Passa a contar, como equipamento de série, com iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

Complementam a lista (além de todos os itens do take up!) sistema “easy drive”, chave canivete com controle remoto, ar condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. O único opcional para o Move TSI é o sistema de som “Composition Phone”, sobre o qual iremos falar posteriormente.

High
Acrescenta a todos os itens de série do Move as rodas de liga leve de 15”, os sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. Está última faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo.

O High Up traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Como opcionais, ele tem sistema de som “Composition Phone” e revestimento dos bancos em couro sintético.

Cross
Conta com todos os itens do High e traz diferenciais no design como rodas de liga leve 15”, rack de teto e soleira das portas com aplique de alumínio, entre outros. Além disso, vem com faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), suporte para celular e o aplicativo exclusivo “maps + more”, que possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.

Como opcional, ele tem revestimento dos bancos em couro sintético.

Connect
Para celebrar a chegada do novo Up, a Volkswagen lançou a série especial Connect. Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido (conferindo mais esportividade), adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”.

Sistema de conectividade “Composition Phone”

Por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone, este recurso permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.
A lógica de funcionamento do sistema lembra a do Live On, que equipa o Mobi. A diferença básica é que no modelo da Fiat não há display do sistema, ou seja, é preciso conectar o celular até para acessar o dial do rádio.
O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth. Há necessidade de cabo apenas para iPhones na primeira conexão entre o celular e o carro. Ao abrir o aplicativo “maps + more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som. Vale ressaltar que, paralelamente ao uso do aplicativo Volkswagen, é possível acessar outros, como o Spotify e o Waze.

Um recurso interessante do sistema é o reconhecimento da escrita do usuário nas buscas por nomes. Basta ele desenhar as letras na tela, que o aplicativo identifica as letras automaticamente. Veja demonstração feita por Leandro Oliveira, da área de Marketing de Produto da Volkswagen:

Preços sugeridos do Up (em R$)

Take
37.990,00

Move
48.290,00

Move TSI
52.790,00

Cross
55.600,00

High  TSI
57.100,00

Connect
54.990,00

Confira imagens das diferentes versões

Check Also

som automotivo

Fórum irá reunir especialistas em Fortaleza para debater som automotivo

Motivos de paixões e polêmicas, os equipamentos de som automotivo representam significativa parcela do mercado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *