Test-drive: Uno Way, um compacto com acessórios de “premium”

Uma das características da Fiat, no Brasil, é a capacidade de criar várias versões de seus modelos, colocando neles características e itens de conforto e tecnologia que, em geral, não estão presentes em concorrentes da mesma categoria – ou sequer têm concorrentes, em um primeiro momento. Foi assim, por exemplo, quando ela lançou o Uno Mille, que ficou conhecido como primeiro 1.0 genuíno do mercado. Ou o sistema Start/Stop, recurso tecnológico de carros do chamado segmento “premium” que aparece em algumas versões do novo Uno.

uno2Fizemos essa introdução para contextualizar o Uno Way, modelo que tivemos oportunidade de guiar. Uma das versões do Novo Uno 2016 (na nomenclatura adotada pela Fiat, há o Uno 2016 e o Novo Uno 2016. Os carros têm diferenças) com muitos acessórios – alguns de série, outros opcionais – e design e acabamento caprichados, o veículo, dependendo da configuração escolhida, não fica a dever, em muitas características, a carros de categorias superiores.

Começando pelo design, o carro que guiamos veio equipado com o Kit Black&White de personalização, um opcional que traz ambiente interno na cor preta com detalhes em cor no volante e no quadro de instrumentos e uma faixa horizontal no painel com material suave ao toque. Todo esse conjunto resulta em um habitáculo bastante agradável e harmonioso.

Ainda sobre o acabamento, segundo a Fiat todas as versões do Novo Uno 2016 ganharam um tratamento acústico que as deixou mais confortáveis, em termos de ruído interno. Pudemos comprovar o resultado dessa medida. O modelo que guiamos também agradou nesse quesito.

Há outros itens de série presentes no Uno que guiamos e que lhe dão um ar de modelo de categorias superiores: Lane Change (um leve toque na alavanca da sinaleira aciona a função, fazendo piscar por cinco vezes) e Emergency Stop Signaling (ESS – em uma freada mais brusca, luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio, para aumentar a segurança).

uno1Outro ponto positivo do Uno Way é que também na parte exterior ele tem “jeitão” de carro maior do que é de fato, por causa de acessórios como frisos emborrachados nas portas e nos paralamas, faróis com máscara negra e rack no teto, que lhe dão um porte mais imponente. Um detalhe que observamos no trânsito – todos sabemos que, no Brasil, os motoristas não são muito cordiais e o respeito varia de acordo com o status do nosso carro – é que ele se impôs sempre muito bem, levando poucas fechadas. Também ouvimos comentários, principalmente femininos, sobre a beleza e a imponência do design.

Na condução na cidade, o modelo que guiamos era equipado com o opcional câmbio Dualogic Plus. Esse é um recurso que merece destaque. Para começar, ele elimina de vez a desnecessária alavanca do câmbio e a troca por um conjunto de cinco botões: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva.

A operação do câmbio é extremamente simples. Para ligar o carro, não precisa apertar nada. Já com o motor funcionando, é só apertar o D e acelerar. Para a ré, o R. A tecla S, vale ressaltar, pode ser acionada a qualquer momento e faz uma alteração substancial no comportamento do carro. Além de efetuar as trocas em rotações mais altas, ela o deixa notadamente mais ágil no trânsito. Ideal para ser usada em um dia com mais pressa e com ruas desertas. Já no dia-a-dia, no trânsito congestionado da cidade, o modo normal atende perfeitamente a demanda.

Por todos esses detalhes que enumeramos, o Uno Way é um veículo para quem deseja pagar um pouco mais por um carro compacto que tem tradição de robustez e bem equipado, ao invés de escolher um modelo maior e mais “pelado” de itens de conforto e tecnologia.

Preço (valor fornecido pela concessionária local responsável pela cessão do carro): R$ 51.596 

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *