Test-drive: Saveiro 2017 versão top de linha Cross com cabine dupla e motor de até 120 cv

Em disputa acirrada com a Fiat Strada, a picape Saveiro tem, a seu favor, um projeto mais novo que a concorrente derivada do Palio. E como esse projeto é mais moderno, facilita inovações como a versão 2017, que tivemos oportunidade de guiar por alguns dias. Assim como o Gol e o Voyage, a Saveiro 2017 passou por consideráveis mudanças e ficou mais requintada e – importante – conectada com um novo sistema compatível com dispositivos Android e iOS.

O modelo que guiamos foi o top de linha Cross Cabine Dupla equipado com todos os opcionais possíveis (entre os principais estão sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular. O sistema infotainment com tela sensível ao toque e navegação por GPS, outro importante recurso presente, é item de série nessa versão.

Saveiro 2017As renovações pelas quais a Saveiro, junto com Gol e Voyage, passaram na versão 2017, se mostram positivas na picape, assim como aconteceu com seus “irmãos”. Ela é um veículo confortável e silencioso para rodar na cidade e com tecnologia suficiente para garantir a comodidade de quem hoje não vive sem a presença do smartphone. A conexão com o celular é bastante simples, basta ligar o aparelho via cabo USB e o reconhecimento se dá rapidamente.

Para quem tem iOS, a lista de aplicativos que aparece no visor do sistema do automóvel é bastante considerável. Já para os dispositivos Android há menos opções. Esse, no entanto, não tem qualquer relação com o equipamento da Saveiro e sim com os desenvolvedores do sistema do Google, que precisam disponibilizar mais opções para seus usuários. De qualquer forma, é provável que novas atualizações venham em breve. E os proprietários da picape já terão um veículo preparado para isso.

Mantendo uma tradição já antiga dos carros Volkswagen, a Saveiro que guiamos apresentou um conjunto câmbio-motor que resulta em um veículo bastante ágil. A alavanca pequena e de marchas curtas facilita as trocas. E o motor 1.6 MSI, com potência máxima de 120 cv com etanol e 110 cv com gasolina, com a carroceria leve do veículo (guiamos a Saveiro sempre com a caçamba vazia), anda muito bem. A montadora informa que o torque máximo do veículo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm, mas a resposta vem ao menor toque do acelerador mesmo em rotações mais baixas como 2.000 rpm.

No quesito comodidade, a tela touchscreen de 6,33 polegadas e alta resolução do sistema de áudio e multimídia representa uma nova tendência de integração entre os smartphones e os automóveis. Com boa sensibilidade, ela já lembra a agilidade de manuseio dos celulares modernos, permitindo, por exemplo, expandir e contrair imagens. Além disso, apresenta fácil visibilidade mesmo exposta ao intenso sol de meio-dia nordestino (veja vídeo abaixo com visão geral sobre o modelo).

 

 

Outro recurso que agradou foi o piloto automático. Ele costuma estar presente em veículos com câmbio também automático. A Saveiro 2017 não oferece esse tipo de transmissão nem a automatizada. Mesmo assim, o piloto automático funciona muito bem com o câmbio manual.

Saveiro 2017

Seja como veículo urbano ou para estradas de terra, a Saveiro é uma boa opção. Com a paixão dos brasileiros por esse tipo de veículo, mais versátil, mais robusto e mais alto, não é difícil entender porque ela é um sucesso de vendas. Para melhorar ainda mais para os consumidores, uma versão de cabine dupla com entre-eixos um pouco maior e quatro portas seria perfeita. Certamente teria muita gente interessada, por todas as características da picape que enumeramos aqui e por seu preço acessível, em relação às alternativas disponíveis no mercado.

Ficha técnica – Saveiro 2017

Motor
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 110cv (G) / 120cv (E) – 5.750 rpm
Torque máximo 15,8kgfm (G) / 16,8Kgfm (E) – 4.000 rpm
Direção
Direção Hidráulica
Transmissão
Tipo Manual de 5 velocidades
Rodas
Aros 6Jx15
Pneus 205/60 R15
Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiro Disco
Dimensões
Comprimento 4.497 mm
Distância entre-eixos 2.753 mm
Largura (sem / com espelho retrovisor) 1.728 / 1.893 mm
Altura 1.553 mm
Peso em ordem de marcha 1.129 kg
Carga útil máxima 611 kg
Compartimento de carga 580 l
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,5s (G) / 10s (E)
Velocidade máxima 178 Km/h (G) / 181 km/h (E)

Preço (versão com pintura sólida e todos os opcionais disponibilizados pela fábrica) R$ 74.675,00

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *