Test-drive: picape Strada Adventure equipada com o kit de tecnologia Extreme

Há anos a picape Strada segue isolada na liderança entre os comerciais leves mais vendidos do mercado brasileiro. Parte desse sucesso se deve à inegável capacidade da Fiat de “reinventar” seus veículos, em medidas como reestilização ou oferta de vários equipamentos. Foi assim, por exemplo, com a versão Adventure e depois com o Locker, bloqueio de diferencial.

Agora, para enfrentar a concorrência cada vez maior nesse segmento de picapes pequenas e médias, que tem, por exemplo, a Renault Oroch e a Toro da própria Fiat, a Strada conta com mais um recurso: o kit Extreme, presente no modelo que tivemos oportunidade de guiar em uma Strada Adventure cabine estendida.

Strada_Central_MApaOferecido em duas opções, o Extreme tem entre os principais acessórios central multimídia com tela touchscreen de LCD 6,2″, navegador GPS, TV digital, DVD player, conexão Bluetotooth, porta USB, MP3 e rádio AM/FM, faróis com máscara negra e rodas de liga leve 5.5 X 16″ com pneus de uso misto. Na versão mais cara (a que equipava o modelo que tivemos oportunidade de dirigir), é acrescida a câmera de ré.

Como aconteceu nas outras oportunidades que citamos, esse acréscimo de recursos que a Fiat aplica em seus veículos para revitaliza-los dá bons resultados. Toda a tecnologia que o kit Extreme dá à Strada faz com que o motorista esqueça que a picape é derivada do Palio, um projeto que já tem mais de 20 anos.

Combinando-a com o design da versão Adventure, o tratamento acústico que isola bem a cabine de ruídos e o motor 1.8 de 130 cavalos de potência, o carro mostra que ainda tem vitalidade para encarar o mercado. Falando do motor, aliás, um detalhe que chamou a atenção foi a boa relação entre ele e o peso do veículo. Com uma pressão mais forte no acelerador, o carro cantava pneu na primeira e na segunda marchas, mostrando boa agilidade.

Strada_Painel

O modelo que guiamos, de cabine estendida, leva duas pessoas e uma quantidade bastante razoável de carga tanto na cabine quanto na caçamba. Com os recursos de tecnologia e conectividade que tinha, mostrou-se uma boa opção para solteiros aficionados por veículos com apelo esportivo. Mas observando a gama de versões da Strada que a Fiat oferece em seu site, ele é apenas uma entre seis alternativas à disposição.

Se forem considerados o kit Extreme, o câmbio automatizado Dualogic e o Locker, de bloqueio de diferencial, o número de combinações possíveis da Strada cresce para 18. Isso ajuda a explicar o sucesso da picape no mercado: ela continua com capacidade para se ajustar a uma grande variedade de necessidades e bolsos dos consumidores.

Preço (veículo similar ao modelo que guiamos, montado no site da Fiat): R$ 66.679,00

 

 

Check Also

Test-drive: Fiat Argo, uma boa opção no mercado de compactos

Desde o lançamento das versões antigas do Palio e do Uno, a Fiat não teve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *