Test-drive ix35 2016: modelo se destaca por motor econômico e bom espaço interno

Para quem já teve oportunidade de conhecer e guiar carros nos Estados Unidos, a experiência traz uma certeza: no maior e mais sofisticado mercado automotivo do mundo, os consumidores gostam de fartura, principalmente em se tratando de motor, espaço e conforto. Por isso, a maioria dos carros de lá não economiza nesses quesitos, sob o risco de ficarem encostados nas revendas.

Fizemos essa breve contextualização porque o test-drive com o ix35 2016, que tivemos oportunidade de guiar por alguns dias em Fortaleza, nos remeteu à suavidade e à dirigibilidade dos veículos feitos para o exigente mercado norte-americano.

O primeiro detalhe que chamou a atenção foi o motor 2.0 bicombustível. Dentro do carro, praticamente não se ouve o seu trabalho nem é sentida qualquer vibração, mesmo em rotações relativamente altas. Além disso, com seus números de potência (167 cavalos com etanol e 157 com gasolina) e torque (20,6 kgfm com etanol, 19,2 com gasolina) ele apresenta uma boa relação com o peso do carro, dando-lhe uma agilidade que lembra a de um carro de passeio pequeno. No câmbio, de seis marchas, a mudança de velocidades é imperceptível, o que aumenta essa percepção de agilidade.

ix35 interiorOutras duas características que, na nossa avaliação, se destacaram no modelo foram a dirigibilidade e o conforto. O ix35 não é um carro pequeno, tem 4,41 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. Mas a ampla área envidraçada e o design do interior, que amplia a sensação do motorista de que ele está vendo tudo de uma posição com boa altura, passa muita confiança para fazer manobras, mesmo em espaços pequenos.

A suspensão do ix35 é bem balanceada, trazendo suavidade sem deixar o carro “mole” demais nas curvas. Sua altura em relação ao solo, de 17 mm, é boa o suficiente para não ter medo dos buracos – que todo motorista brasileiro tem de enfrentar cotidianamente, seja qual for a cidade. Na traseira, com suspensão multilink, os impactos são pouco sentidos por motorista e passageiros quando o carro passa por um buraco.

Falando agora do espaço, o ix35 é um carro onde nada, seja o motorista, os passageiros ou a bagagem, precisa se apertar. Em relação a seus concorrentes mais diretos (Kia Sportage, Honda CR-V e Toyota RAV4), ele tem dimensões, entre os itens que contam mais nesse quesito, como entre-eixos e bagageiro, bastante generosas. Além do bom tamanho, o porta-malas é largo, o que facilita até a acomodação daquelas bagagens mais complicadas – como uma bicicleta infantil não dobrável, por exemplo.

Por fim, gostaríamos de destacar mais um ponto do carro que chamou a atenção. Gastamos cerca de ¾ do tanque de combustível abastecido só com álcool (algo em torno de 43 litros). Com eles, rodamos pouco menos de 380 km. Isso dá uma média de quase 9 km por litro. Considerando o tamanho do carro, a disposição do motor e o fato de que rodamos essencialmente no trânsito pesado da cidade, essa certamente é mais uma boa característica a ser considerada pelos interessados na hora da decisão da compra.

ix35 traseira

Ficha técnica

Motor
Tipo     2.0 DOHC (Double Overhead Camshaft)
Número de cilindros   4 em linha
Nº de válvulas            16
Potência máxima (cv) 167  (E) / 157  (G) @ 6.200 rpm
Torque máximo (kg.f)            20,6 (E) / 19,2 (G) @ 4.700
Taxa de compressão   12,1 : 1
Combustível   Etanol / gasolina
Transmissão
Tipo     Automática de 6 velocidades
Tração FWD (Dianteira)
Direção
Tipo     Assistência elétrica progressiva
Dimensões
Tanque de combustível          58 litros
Porta malas     728 l (banco tras. totalmente rebatido 2.885 l)
Número de ocupantes            5 passageiros
Comprimento  4.410 mm
Largura           1.820 mm
Altura (vazio) 1.655 mm (1,685 mm com rack)
Distância entre-eixos  2.640 mm
Ângulo de entrada     28,1º
Ângulo de saída         26,9º
Ângulo interno           17º
Altura livre do solo:   170 mm
Suspensão
Dianteira         Independente, tipo McPherson
Traseira           Independente, tipo Dual-Link
Rodas e pneus
Rodas  Liga leve 6.5J x 18″
Pneus  225 / 55R18
Preços (R$)
Versão de entrada: 99.900,00
Intermediária: 110.000,00
Top de linha: 140.000,00

  Acessórios

Versão

Entrada

Intermediária Top
Botão de partida (Start/Stop Button)

 

Chave canivete

Acesso ao veículo sem o uso da chave

Sistema  imobilizador

Rádio CD, MP3, bluetooth e comandos no volante

Central com tela touch de 7″ e GPS, CD, DVD, Mp3 e Bluetooth

Entrada para iPod/USB/Auxiliar

Ar condicionado eletrônico manual

Ar condicionado Dual Zone

Auto Cruise Control (piloto automático)

Computador de bordo com tela LCD, hodômetro e 3 funções

Console central com compartimento e apoio de braço

Porta luvas com chave e lâmpada

Console central com suporte para copos

Painel console central do painel com iluminação em LED’s azuis

Travamento das portas do veículo a 20km/h

Tomada 12V no porta malas

Canalização do ar condicionado para a segunda fileira de bancos

Câmera de ré

Sensor de distância na traseira

 

 

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