Test-drive: Fiat Linea

Em um evento da Fiat em Fortaleza, anos atrás, a montadora estava prestes a lançar o sedan Linea e tivemos oportunidade de falar com o então presidente da empresa no Brasil, Cledorvino Belini. Sobre o carro que chegaria, ele fez questão de ressaltar uma característica: muita tecnologia embarcada. Além do harmonioso design interior, esse aspecto do Linea sempre chamou a atenção.

A versão que tivemos oportunidade de guiar, a Absolute Dualogic equipada com todos os opcionais de conforto e segurança, vinha com itens como sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, sistema multimídia com navegador controlado por tela de 5″ sensível ao toque, retrovisor interno eletrocrômico (evita o ofuscamento por luz alta), sensores de chuva e luminosidade, som com bluetooth e subwoofer, piloto automático e ar condicionado digital – além do câmbio automatizado, que dispensa o motorista do uso da embreagem.

Andando na cidade, o Linea se mostra um carro bem adaptado ao trânsito e ao ambiente urbano. É confortável, silencioso e, como um bom sedan médio, oferece bons números de espaço interno, distância entre-eixos (medida diretamente relacionada ao conforto das pernas dos passageiros do banco de trás) e porta-malas sem que isso resulte em um veículo difícil de manobrar ou colocar em vagas de estacionamento.

Colagem
Design: linhas externas discretas, mas com classe, e interior bastante requintado e hamonioso

Um aspecto que chama muito a atenção no Linea é que ele é um carro, digamos, “classudo”. Por fora, ele tem porte suficiente para chamar a atenção e atrair olhares e respeito. E no interior – na versão top de linha que guiamos – o requinte podia ser encontrado nos detalhes em couro marrom acolchoado nas portas e em uma faixa que percorre todo o painel central.

O motor 1.8 de 130 cv de potência de 18,4 kgf.m de torque com gasolina (combustível com o qual rodamos) que equipa o modelo se relaciona bem com o conjunto e não nega força nem arranque se o motorista pisa forte. O câmbio automatizado Dualogic Plus, no entanto, faz sentir um leve tranco nas trocas de marchas e responde melhor se o motorista escolher fazer as trocas de velocidade manualmente.

Na versão que guiamos, isso podia ser feito através de borboletas atrás do volante. Para quem não se importa com a diferença de agilidade do automatizado e quer menos trabalho e mais conforto, no entanto, é só deixar o carro tomar conta disso. Na cidade, principalmente, a comodidade ajuda a enfrentar horas de trânsito lento.

Todo o conjunto do sistema de som e navegação, além de funções do próprio carro, pode ser controlado pela tela sensível ao toque. Achamos o conjunto bastante intuitivo, o suficiente para, em pouco tempo de contato, nos permitir aprender a gerenciar as funções mais importantes. Notamos que o equipamento de som não tinha porta USB, mas esse recurso, em nossa avaliação é dispensável: qualquer proprietário de um Linea certamente terá um smartphone com bluetooth com o qual irá colocar suas músicas para ouvir no carro.

Linea2
Carro tem bom espaço interno e muitos locais para guardar volumes

No quesito porta-objetos, principalmente aqueles que a gente usa no dia-a-dia da cidade, o Linea é bem servido. Eles estão nos apoios centrais dianteiro e traseiro para braço, nas portas (dianteiras e traseiras), e no encosto dos bancos dianteiros. Há ainda um porta-óculos e espaços para copos e mais objetos no console central. Tudo é muito acessível e bem adaptado para que possamos encontrar os objetos com bastante facilidade. O porta-luvas poderia ser mais bem dimensionado, mas a fartura de espaços que descrevemos acaba compensando isso.

Acreditamos que para quem não exige um design arrojado e chamativo e procura um carro que tem desenho mais discreto porem charmoso e privilegia o conforto e a tecnologia, o Linea pode ser uma boa opção. É um modelo bom para andar com maciez na cidade ou na estrada. E conta com o peso da marca Fiat, que tem em Fortaleza nada menos que seis revendas em Fortaleza – além de uma no Eusébio. Por fim, pelo que oferece em termos de itens de tecnologia e conforto (além dos opcionais que citamos, veja lista de itens de série abaixo), seu preço é convidativo, em relação aos concorrentes do mesmo segmento.

Preço do veículo que guiamos (carro montado no site da Fiat com os mesmos opcionais) R$ 81.183,00

Itens de série
Alarme antifurto
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
Apoia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos
Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
Ar-condicionado automático digital
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido
Bancos revestidos parcialmente em couro
Bolsa porta objetos em rede no console central
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
Bolsas nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatíveis com side bag)
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Check luzes e portas
Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível
Comando interno elétrico de abertura do porta-malas
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
Console central com porta-objetos e porta-copos
Controle de iluminação do quadro de instrumentos
Cortina para-sol no vidro traseiro
Câmbio dualogic Plus e Volante com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta
Desembaçador do vidro traseiro
Detalhes externos cromados
Direção hidráulica
Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Embreagem com acionamento hidráulico
Espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina
Fiat Code 2ª geração
Follow me home
Freios a disco nas 4 rodas
Frisos cromados nas laterais, nos para-choques dianteiro e traseiro e na tampa do porta-malas
Ganchos de fixação de carga no porta-malas
HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
Iluminação do porta-malas
Kit parafusos antifurto das rodas (um por roda)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Luzes de leitura dianteiras (com spot, lentes fumê e bordas cromadas) e traseiras
My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
Novo Motor E.torQ 1.8 16V Flex
Painel frontal e das portas na cor bege Sand + aplique nas portas na cor Cobre, detalhes do interno em preto brilhante nas maçanetas e alavanca do câmbio, iluminação interna com efeito night design
Para-brisas degradê
Piloto automático
Ponteira de escapamento cromada
Porta-óculos
Quadro de instrumentos com display Dot Matrix (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa)
Repetidor lateral nos pára-lamas dianteiros
Retrovisores externos elétricos
Revestimento externo na coluna central das portas
Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus 205/50 R17
Saída de ar para o banco traseiro
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE
Tapetes em carpete com bordado Absolute
Tomada 12V
Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h
Uconnect Touch 5″ [Central multimídia com tela de 5″ touchscreen
Comandos de voz Bluetooth
Audio streaming
Entrada aux
Porta USB
MP3
Rádio AM FM] Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
Volante com regulagem de altura e profundidade
Volante em couro multifuncional – 8 botões
Válvula antirrefluxo de combustível

Ficha técnica

Motor
Cilindrada total (cc) 1.747
Potência máxima (cv) 130,0 (G) / 132,0 (E) a 5.250 rpm
Torque máximo (kgf.m) 18,4 (G) / 18,9 (E) a 4.500 rpm
Alimentação
Combustível Gasolina / Etanol
Câmbio
Tipo Automatizado
Número de marchas 5
Freios
Dianteiro A disco ventilado
Traseiro A disco sólido
Direção
Giro 10,9 m
Tipo Hidráulica
Rodas
Pneus 205/50 r17
Aro 6,5 x 17″ de liga leve (estepe 16″ em aço)
Dimensões
Peso 1.340 kg
Capacidade do porta-malas (litros) 500
Tanque de combustível (litros) 60
Comprimento (mm) 4.578
Largura (mm) 1.730
Altura (mm) 1.505
Entre-eixos (mm) 2.603
Desempenho
0 a 100 km/h 10,3 s (gasolina) / 9,9 s (etanol)
velocidade máxima 190 km/h (gasolina) / 192 km/h (etanol)

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *