Test-drive: Audi A5

A língua inglesa tem uma particularidade de trabalhar com palavras que são conceitos e nos permitem associar um conjunto variado de ideias. Aproveitando essa oportunidade que ela dá para desenvolvermos nossa capacidade de abstração, vamos usar o termo “smooth” para definir o Audi A5 Sportback, que tivemos oportunidade de guiar por alguns dias. Entre os vários significados em português, “smooth” pode aceitar os verbos “acalmar” e “suavizar” e os adjetivos “macio” e “regular”, além de “sem obstáculos ou dificuldades”. Todos se encaixam bem no modelo, que chama a atenção por características como suspensão firme mas bem dimensionada para amenizar o efeito dos buracos, bom isolamento acústico da parte interna muito conforto.

O motor 1.8 turbo FSI, com 170 cv de potência, que equipa o modelo que guiamos, da versão intermediária Ambiente (ele tem ainda a de entrada Attraction e a top de linha Ambition) tem um comportamento que também reforça essa impressão. O A5 não é um carro nervoso, que dá solavancos ao toque do acelerador. Isso, mesmo com o turbo do motor e um torque que começa a se apresentar a partir de 1.400 rpm.

Mas é bom explicarmos isso melhor. Não é que o A5 não voe baixo, se for solicitado. Se o pedal do acelerador recebe uma pressão forte, o carro responde como um legítimo Audi e em alguns centésimos de segundo joga as costas de motoristas e passageiros contra o banco e os faz partir para a diversão. Mas ele faz tudo isso de maneira progressiva, sem agressividade.

A5 -2

Tivemos oportunidade de testar a potência e o torque do motor tanto no modo normal quanto o esportivo do câmbio – o Multitronic de oito velocidades – e o efeito foi igualmente satisfatório. E por falar em “legítimo Audi”, o A5 também reflete alguns dos tradicionais cuidados que a fábrica alemã tem com detalhes e racionalidade. Para poupar combustível, por exemplo, ele conta com a tecnologia Start/Stop.

Para quem não conhece, ela desliga automaticamente o motor sempre que o carro para no trânsito, para poluir menos e economizar combustível, mas mantém todas as outras funções (som, ar condicionado, etc) funcionando. E mantém o veículo assim até o limite de comprometimento dessas funções, como o risco de descarga da bateria ou o aquecimento do ar, por exemplo. O motor é religado nesses casos ou assim que o motorista tira o pé do freio. Simples, eficiente e ecologicamente correto.

A5-3

Outros quesitos nos quais o A5 revela suas características de Audi são o porta-malas e a preocupação com a altura do carro em relação ao solo. O modelo tem perfil rebaixado e a montadora transformou isso em um fator a mais de conforto. Como a traseira tem linhas suaves, sem grandes angulações, a tampa do porta-malas abre junto com o vidro de trás, como em um hatch, e isso resulta em um bagageiro com generosos 480 litros e de fácil acesso. Já o vão livre do solo e o desenho dos extremos permite que o carro seja baixo o suficiente para garantir muita estabilidade, mas sem o incômodo de raspar os componentes inferiores nos nossos desníveis e calçadas irregulares cotidianos.

Em relação ao pacote de equipamentos, o A5, na versão Ambiente que guiamos, inclui bancos em couro Milano, (os dianteiros têm ajustes elétricos, inclusive lombar), para-brisa e vidros laterais com isolante térmico, faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador, lanternas traseiras também são em LEDs, rodas de alumínio com 17 polegadas, computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.

Todo esse conjunto de características e recursos faz do A5 um veículo extremamente prazeroso de dirigir. Há poucas coisas mais estressantes do que andar no trânsito lento de qualquer centro urbano, mas a suavidade do modelo da Audi permite aos motoristas transformar essa tarefa cotidiana em algo mais prazeroso. Para isso, recorremos novamente a um dos conceitos da palavra inglesa “Smooth”: acalmar.

 

Ficha técnica

Motor
Modelo 1.8 Turbo FSI
Cilindrada 1.798
Potência (cv @ rpm) 170 @ 3.800 – 6.200
Torque (Nm @ rpm) 320 @ 1.400 – 3.700
Transmissão
Multitronic 8 velocidades
Dimensões
Peso (kg) 1.525
Comprimento (mm) 4.712
Largura (mm) 1.854
Altura (mm) 1.391
Entre-eixos (mm) 2.810
Capacidade do tanque de combustível (l) 63
Capacidade do porta-malas (l) 480
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,4
Velocidade Máxima (km/h) 220

Preço sugerido: R$ 165.900,00

Obs.: Até o dia 20/07, a Audi Center Fortaleza está com promoção para o modelo, com preço de R$ 149,900,00 para clientes Audi ou pagamento à vista

Check Also

Test-drive: Jeep Compass versão Longitude 4×2 a gasolina

De acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nas cidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *