Test-drive: Andamos no Audi A3 Sedan 2.0. Veja nossas impressões ao dirigir

Recentemente, fizemos um test-drive com o esportivo Audi TT. Na ocasião, o que mais chamou a atenção no veículo foi o desempenho do motor, resultado da sua combinação com a levíssima carroceria e o câmbio S Tronic de seis velocidades e dupla embreagem.

Agora, tivemos oportunidade de viver experiência parecida com um modelo um pouco mais discreto que o TT, em termos de design, mas igualmente disposto: o A3 Sedan 2.0 na versão topo de linha Ambition, segundo modelo a ser fabricado na unidade da Audi no Paraná (depois do seu “irmão” com motor 1.4. A produção de ambos foi iniciada no ano passado).

Com 220 cavalos de potência, o motor do A3 Sedan tem apenas 10 cavalos a menos que o do TT. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente (há até controvérsias sobre esse limite, com relatos de experiências em velocidades acima desse patamar).

Transformando todos esses números em experiências reais de condução, lá vai: assim como seu “irmão” superesportivo TT, o A3 2.0 voa baixo se você pisar fundo no acelerador. E não precisa de muito espaço para isso, basta um único quarteirão para o motorista chegar na próxima esquina se divertindo com as costas jogadas para trás e o ronco do motor.

Sobre isso, um dos principais recursos de esportividade é o Launch Control, sistema que está entre os itens de série e permite arrancar com o carro em condição à do ponto morto no câmbio manual. Contamos com a ajuda de Airton Batista, executivo de vendas da Audi Center Fortaleza, para demonstrar como ele funciona. Veja vídeo:

Dirigindo o A3 Sedan 2.0 por vários dias, uma vantagem dele que nos chamou a atenção foi sua versatilidade. Na estrada, se o motorista encontrar espaço para andar, o motor fala alto e o veículo se comporta como um legítimo esportivo. Já no ambiente urbano, é um carro compacto e discreto que, no entanto, pode trazer acessórios dignos de veículos de categorias superiores, deixando a condução bastante prazerosa. E é capaz de transportar com conforto uma família, com suas quatro portas, bom entre-eixos de 2.637 mm (colocamos duas pessoas altas, uma no banco da frente e outra no traseiro para testar a acomodação. Ninguém se apertou) e o porta-malas de 425 litros.

Recursos de tecnologia e conforto
Entre os itens de série presentes no A3 Sedan 2.0 Ambition estão ar condicionado com comandos digitais e duas zonas de temperatura, computador de bordo com display colorido, sistema de áudio inclui que Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.

Alem disso, ele traz o sistema Audi drive select, que regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic de diferentes maneiras. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o motorista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.

A mudança de cada modo de condução é bastante perceptível. Entre o Efficiency – que, como o nome diz, privilegia a economia de combustível deixando o acelerador menos sensível – e o Dynamic, por exemplo, que passa a fazer as trocas de marchas com giros mais altos.

Este último modo de condução tem um detalhe que merece destaque. O câmbio S Tronic, automatizado, troca as marchas sozinho (o motorista pode controlar as mudanças através de borboletas, mas só se assim preferir), mas no modo Dynamic a impressão que tivemos no modelo é que ele faz isso de uma maneira que permite a mesma sensação que se tem quando as trocas são feitas em um câmbio manual esportivo tradicional, porque ele “estica” cada velocidade e faz as trocas sempre com giros altos.

Painel
Detalhe do painel: modelo que guiamos não economizou na tecnologia

No volante, a impressão que fica é a de que o carro está na mão, como se o motorista estivesse o levando “no braço”. Os sistemas de segurança, na verdade, estão controlando o veículo o tempo todo, mas o motorista tem a impressão que é um verdadeiro piloto de corridas. Uma agradável ilusão, diga-se de passagem.

Voltando aos recursos de tecnologia, o modelo que guiamos também vinha com um pacote de opcionais adicional que incluía, entre os principais itens, sistema de navegação integrado ao rádio e o pacote Assistance Plus, formado pelo Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.

No vídeo abaixo, mostramos detalhes de funcionamento do Pre Sense Front e do Auto Park. No caso do primeiro, o sistema chega a parar o carro sozinho para evitar a colisão com o da frente. Um indicador no painel alerta quando ele entra em operação. Confira:

Interior
O carro é produzido no Brasil, mas com padrão internacional de acabamento

Apesar da instabilidade vivida no Brasil, atualmente, o A3 Sedan 2.0 nos pareceu ser uma prova concreta de que a Audi segue acreditando no País e no seu potencial de se tornar, um dia, uma terra com muitos carros nacionais com padrão de Primeiro Mundo.

O modelo é um compacto produzido aqui mas, por todos os recursos que já destacamos e detalhes que observamos no test-drive, como nível de acabamento, cuidado com o isolamento acústico no interior e preocupação com mínimos detalhes de produção, não fica a dever em nada em relação a veículos trazidos de fora. Consumidores em busca de um carro de luxo com preço convidativo, considerando os padrões do seu segmento, não irão se decepcionar com ele.

Preços
– Versão de entrada R$ 139.900,00
– Modelo que guiamos (com todos os pacotes de opcionais de fábrica) R$ 169.900,00

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *