Picape pra família

Saveiro2

Muita gente sonha com uma picape grande do tipo Toyota Hilux ou Mitsubishi L200, mas, pelo preço mais acessível, a maioria dos consumidores compra mesmo é modelos compactos como a Volkswagen Saveiro. Para se ter ideia, ela e a Fiat Strada, sua principal concorrente, venderam, até abril último, mais de 38 mil unidades. É praticamente o dobro do número de GM S10, Hilux, L200 e Ford Ranger somadas.

Tivemos oportunidade de rodar por alguns dias em uma representante desse segmento de tanto sucesso: uma Saveiro Trendline com cabine dupla. Versão imediatamente inferior à top de linha Cross, ela estava bem equipada e tinha entre os principais acessórios sensor de estacionamento traseiro (com visualização da distância até o obstáculo), faróis de neblina, kit de interatividade composto por um computador de bordo com o Eco-Comfort, sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar e volante multifuncional com comandos para o som e para o computador.

Saveiro1

Começamos destacando o Eco-Comfort pela ajuda, sempre necessária – ainda mais agora, com os combustíveis de preços bastante elevados -, para levar a uma condução mais econômica. Ele avisa o momento ideal para a troca das marchas no câmbio manual, otimizando o uso do motor. Além disso, dá um alerta no painel quando o motorista comete a barbeiragem de acelerar demais sem necessidade.

No trânsito urbano, a Saveiro chamou atenção por alguns detalhes. É um carro alto que, aliado à robustez típica dos modelos da Volkswagen, não mete medo na hora de enfrentar buracos ou desníveis. A frente não bate, mesmo em lombadas consideráveis. O compartimento de carga, com 580 litros, agrada tanto para levar o supermercado da semana quanto pequenos móveis ou objetos trambolhudos que de vez em quando aparecem precisando de transporte no cotidiano de uma família.

O carro também agradou pelo silêncio interno. E a suspensão é rígida na medida certa para garantir estabilidade, mas não compromete muito o conforto. É um veículo bem adaptado, em tamanho e dirigibilidade, para andar na cidade. Com a ajuda do sensor de estacionamento, não encontramos dificuldade para para-lo nem nas vagas mais apertadas.

O motor 1.6 MSI de quatro cilindros e oito válvulas, aliado com o câmbio de relações curtas (você não precisa fazer grandes movimentos para trocar as marchas), torna a Saveiro um carro extremamente ágil no trânsito. E também permite bom torque a baixas rotações: é possível, com isso, andar de terceira e até de quarta em velocidades bem baixas e pisando muito pouco no acelerador. Um ponto a mais para ajudar na economia de combustível.

Saveiro3

Ao fim da experiência, a Saveiro cabine dupla agradou. Com ela, os consumidores têm, por um preço 40% menor que o de uma picape grande, motor satisfatório, capacidade de transportar uma família, bagageiro generoso, altura ideal para enfrentar os desníveis das ruas das cidades e das estradas de terra e imponência suficiente para garantir o status que muitos buscam em um veículo.

 

FICHA TÉCNICA

Motor
Cilindrada 1.598 cm³
Potência máxima 104cv (Etanol) / 101cv (Gasolina) – 5.250rpm
Torque máximo 15,6kgfm (Etanol) / 15,4kgfm (Gasolina) – 2.500rpm
Velocidade máxima 171km/h (Etanol) / 169km/h (Gasolina)
Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
Dimensões
Comprimento 4.493 mm
Distância entre eixos 2.753 mm
Largura 1.893 mm
Altura 1.579 mm
Peso em ordem de marcha 1.073 kg
Compartimento de carga 580 l
Reservatório de combustível 55 l
Direção
Hidráulica
Transmissão
Manual de 5 velocidades
Rodas e pneus
Rodas 6J x 14
Pneus 175/70 R14

Preço (de um carro montado no site da Volkswagen com base nos acessórios presentes no veículo que guiamos) R$ 63.165,00

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *