Novo Citroën Aircross custa a partir de R$ 49.990,00

Desenvolvido e produzido no Polo Industrial Brasil da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), o novo Citroën Aircross ganhou novo design e recebeu mais recursos tecnológicos, como central multimídia com tela touch screen de 7” e tecnologia de espelhamento, câmera de ré, faróis bifunção, indicador de mudança de marchas, paddle shifts e direção elétrica. O modelo tem preço a partir de R$ 49.990,00 e está com a gama ampliada, com duas novas versões – sendo as duas iniciais sem estepe aparente.

AIRCROSS2Design externo
O novo chevron, agora tridimensional e em linha com os novos produtos Citroën, estende-se e integra-se aos novos faróis. Ele se integra a uma grade cromada, que percorre toda a extensão do para-choque lateral até se conectar aos faróis. As luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. A nova assinatura luminosa (DRL) possui funções diurna e noturna.

Ao redesenhar o Novo Citroën Aircross, os designers da Citroën se inspiraram na nova identidade mundial da marca. Isso resultou em volumes mais suaves. O conceito “squarcle”, entendido como a fusão gráfica entre o quadrado (“Square”) e o círculo (“Circle”), também aparece em detalhes, como nas molduras das caixas de rodas, no bloco elíptico do farol, na grade da entrada de ar, na saída do farol suplementar, no estepe traseiro e nas saídas de ar do interior. As cores e materiais escolhidos para o acabamento visam reforçar essa impressão, tanto no exterior quanto no interior.

Na traseira, o estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento, que passa a ser equipamento de série para todas as versões. No caso das versões Start e Live, o estepe posiciona-se dentro do carro, na parte inferior do porta-malas. Já o conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra, para todas as versões.

A cor cinza escuro foi aplicada em diversos elementos externos (molduras das luzes de neblina, adesivo lateral, capa dos retrovisores, maçanetas, moldura da placa traseira e barras de teto).

AIRCROSS3Interior
Um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), combinam-se com os novos bancos, elementos decorativos e materiais. Todas as novas opções de acabamento interno seguem a lógica desenvolvida para a renovação externa do veículo. O conceito de “Squarcle”, utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine.

Para-brisa panorâmico
Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta. Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°.

Tecnologias
Por meio da nova tela central tátil de 7 polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo Novo Citroën Aircross: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O painel do modelo oferece os seguintes recursos:
– MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay).
– Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia;
– Jukebox com 16 GB de memória para armazenagem de música;
– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
– USB 2.0 input com corrente de 1A;
– Câmera de ré;
– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
– SmartApp Link MyCitroën, que permite armazenamento de informações sobre o veículo no Smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.;
– Sistema de Navegação: milhares de cidades mapeadas e pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário;

O navegador GPS do Novo Citroën Aircross sai de fábrica com mapeamento válido para inúmeros países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa. Inclui ainda a exibição de limites de velocidade em vias rápidas

Motor 1.5i Flex
Com quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio e oito válvulas, o motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Cerca de 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.

Motor 120 VTi Flex Start
Oferece 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.

Inovações e evoluções mecânicas
A posição de dirigir elevada foi mantida e valorizada com a aplicação da direção assistida eletricamente e um novo conjunto de suspensões. O modelo recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica. A nova caixa de direção traz a função Parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.

O novo Aircross utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR). Embora tenham a mesma especificação dos anteriores (205/60 R16), apresentam um coeficiente de atrito menor – que emite menos CO2 e diminui o consumo do veículo – e ganhos reais de conforto, por meio da melhor filtragem e absorção das irregularidades do piso. Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.

Câmbios
O novo Citroën Aircross oferece duas possibilidades de caixa de câmbio:
– Manual de 5 marchas, em conjunto com os motores 1.5i e 120 VTi Flex Start.
– Automática sequencial, com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts” – esta somente nas unidades com motor 120 VTi Flex Start.

A caixa de câmbio automática sequencial, associada à motorização120 VTi Flex Start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts.

AIRCROSS4

Gama

As versões passam a se chamar Start (nova), Live (nova), Feel e Shine. Abaixo os principais conteúdos de cada versão.

Start – Disponível com motor 1.5i e câmbio manual. Sem estepe aparente na traseira. Possui de série os seguintes equipamentos:

Direção elétrica
Ar condicionado
Freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem)
Rodas em aço com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
Suspensão elevada
Novo farol com bloco elíptico bipartido
Volante com regulagem de altura e profundidade
Controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros
Banco dianteiro do motorista com regulagem manual de altura;
Banco traseiro com encosto bipartido
Antena no teto
Computador de bordo
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Abertura e travamento remoto das portas (PLIP)
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Apoios de cabeça traseiros (2)
Protetor de cárter
Opcional: rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar.

Live – Com motor 1.5i e câmbio manual ou, opcionalmente, motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Sem estepe aparente na traseira. Todos os equipamentos da versão Start mais:
Barras de teto longitudinais
Rodas de liga leve com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
Paddle-Shift e Eco Drive (somente com câmbio automático)
DRL (luzes diurnas de LED)
Rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar
Opcional: Central multimídia com tela touch screen.

Feel – Com motor 120 Vti Flex Start e câmbio manual ou automático.
Equipamentos de série da versão Live acrescidos de:
Estepe 16” de aço com capa de proteção estilizada
Rodas de liga leve com pneus de uso misto Fuel Saver na medida 205/60 R16
Faróis de neblina
Sistema de alarme ultrassom
Rádio RD6
Comando para rádio
GSI (somente câmbio manual)
Opcionais: central multimídia com tela touch screen e detector de obstáculo traseiro.

Shine – Somente com motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Todos os equipamentos das versões anteriores, mais:
Ar condicionado automático
Volante revestido em couro
Detector de obstáculo traseiro
Bancos em tecido/couro
Câmera de ré
Piloto automático
Faróis com acionamento foto-sensitivo
Limpador de para-brisa com sensor de chuva
Apoios de cabeça traseiros (3).
Opcional: navegação por GPS.

Check Also

Feirão de blindados

Sucesso de feirão de blindados leva a mais uma edição do evento

O clichê de que é nas crises que se criam oportunidades materializou-se em um evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *