Impermeabilização dos bancos: saiba mais sobre o serviço

Você já se deu conta de que passa mais tempo no banco do carro do que no sofá da sala? Por isso, problemas como fungos, ácaros, poeira, umidade e manchas podem estar presentes no veículo, por causa da grande exposição dele ao sol e a vários tipos de ambientes, e podem afetar sua saúde. Uma medida que pode amenizar o problema é fazer a impermeabilização dos tecidos, com um produto químico que fecha as microcavidades que existem nas fibras.

O serviço é relativamente simples: com um jato de pressão, é colocada uma camada do impermeabilizante sobre o tecido. O processo dura entre uma hora e meia e duas horas e pode até ser feito em domicílio. Segundo Eddla Câmara, proprietária da Aplicar Serviços Automotivos, o produto age também sobre as esponjas dos bancos e pode ser aplicado em qualquer tipo de tecido. Ela explica que se o líquido for removido logo depois de escorrer (com papel-toalha, por exemplo), não chega sequer a molhar os bancos. “E se molhar, não mancha”, explica. As exceções ficam por conta de elementos com grande pigmentação ou acidez, como chocolate, batom, graxa e vômito.

Segundo os especialistas ouvidos por Auto Blog Ceará, um cuidado importante antes da impermeabilização é se certificar de que os bancos estão devidamente limpos – do contrário, o processo será feito por cima da sujeira. O processo ideal é quando o carro é zero km. Se for um carro usado, Carlos Matos, técnico da Harmony Saúde Ambiental, aconselha fazer uma lavagem a seco. “Nela são aplicados produtos contra fungos e ácaros”, explica.

Depois de protegidos, os bancos podem ser limpos com um pano seco ou um aspirador. O processo deve ser realizado periodicamente. Outro cuidado importante é lembrar que a impermeabilização protege contra líquidos, mas não os torna completamente imunes a exageros. “Se alguém sentar com a roupa molhada, por exemplo, acaba removendo o produto”, alerta Carlos Matos. Se forem tomados as devidas precauções, a duração média do impermeabilizante é de um ano, segundo os entrevistados.

Outra informação importante é que se o processo serve para proteger motoristas e passageiros do acúmulo de sujeiras que podem causar problemas respiratórios, os produtos químicos usados também não podem irritar as mucosas. Por isso, Everton Leno, sócio da franquia da Safe Clean em Fortaleza, lembra que todos devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se forem devidamente homologados, de acordo com Everton, eles não devem ter cheiro forte e qualquer odor se dissipa se dispersa rapidamente após a aplicação. Para isso, basta deixar os vidros abertos. Para checar se os impermeabilizantes são aprovados pela Anvisa, é só procurar o selo da agência na embalagem.

Em relação aos preços, encontramos boa variação, o que significa que vale a pena pesquisar bem antes de fazer o serviço. Os valores foram de R$ 150,00 a R$ 450,00 para carros pequenos. Já para os grandes (com sete lugares, por exemplo), o custo depende de avaliação.

SERVIÇO
Aplicar Serviços Automotivos
3034-1065

Safe Clean Fortaleza
4141-0773

Harmony Saude Ambiental
3045-7771

Check Also

carros compartilhados

Carros compartilhados em Fortaleza: veja como usar o serviço

Não só no Brasil, mas em todo o mundo, a discussão em torno do universo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *