Ford completa 5 anos de venda do Fusion híbrido no Brasil

A Ford registrou um marco relevante no setor automotivo nacional ao completar cinco anos de venda ininterrupta do Fusion Hybrid no Brasil. Foram 1.600 unidades comercializadas do modelo, que funciona no modo elétrico a até 100 km/h e, acima dessa velocidade, aciona o motor a combustão.

O Fusion híbrido foi assunto recente de Auto Blog Ceará, em matéria sobre as opções de veículos elétricos ou com motores híbridos disponíveis no mercado brasileiro. No texto, destacamos que apesar do Brasil continuar priorizando o retrógrado e pouco eficiente programa de veículos a álcool, modelos com tecnologias mais modernas estão começando a conquistar os consumidores, mesmo com os pouquíssimos incentivos.

Segundo Fernando Pfeiffer, gerente do produto da Ford, o Fusion “representa pioneirismo no processo de eletrificação dos veículos, um tema sempre muito discutido, mas ainda pouco difundido por outras marcas” no Brasil.

Mesmo com esse volume relativamente baixo, vale ressaltar que o carro da Ford é líder desse segmento no País. A expectativa, agora, é incrementar as vendas com o forte apelo que veículos menos poluentes têm hoje no mercado. A montadora lembra, por exemplo, que têm sido adotadas medidas de estímulo por parte dos governos, principalmente em cidades de grande densidade urbana como São Paulo.

“O foco em eficiência energética e sustentabilidade tem incentivado o crescimento no uso de veículos híbridos e elétricos em vários mercados. O Fusion já se beneficia, por exemplo, da lei criada pela Prefeitura de São Paulo no ano passado que dá desconto no IPVA e isenta os veículos híbridos e elétricos do rodízio municipal”, acrescenta o executivo.

Tecnologia
O Fusion Hybrid é uma vitrine de inovações tecnológicas da Ford, segundo a empresa. O modelo é equipado com motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson que, combinado com o motor elétrico, chega a uma potência total de 190 cv e possui transmissão continuamente variável e-CVT controlada eletronicamente. O painel de instrumentos “Smartgauge” com duas telas de LCD configuráveis ensina o motorista a dirigir de modo mais econômico, usando desenhos de folhas.

O motor a gasolina, além de impulsionar as rodas quando necessário, faz o papel de gerador para alimentar as baterias. O sistema de frenagem regenerativo também recupera até 95% da energia perdida nos freios. O rendimento do modelo é de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, rodando com gasolina.

Check Also

Fusion Police Responder

Ford lança Fusion Police Responder, híbrido para uso pela polícia norte-americana

A Ford apresentou nos Estados Unidos o seu primeiro carro híbrido desenvolvido especialmente para perseguições …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *