Paris
Paris visto do para-choque de um carro

Filme clássico de carro andando por Paris faz 41 anos. Veja o original e homenagens

Com sua arquitetura de tirar o fôlego, a cidade de Paris tem sido cenário de muitos filmes memoráveis ao longo da história. E um deles é o curta-metragem “C’était un Rendez-Vous”, do cineasta francês Claude Lelouch, que completa 41 anos em 2017. Com duração de aproximadamente 9 minutos, ele mostra um carro andando em alta velocidade pelas ruas da capital francesa.

Na história, o motorista corre para encontrar uma mulher e sua ansiedade se traduz na vibração do motor e no barulho dos pneus. O principal atrativo da obra é mostrado logo no começo: ele foi integralmente rodado sem cortes ou montagens. Ou seja, o motorista voa baixo por Paris sem medo de ultrapassar os limites de velocidade e enfrenta todos os cruzamentos sem freadas bruscas.

No filme, o carro passa por vários cartões postais de Paris (para falar a verdade, é difícil dizer o que não é cartão postal na cidade) e termina em um elevado, no qual uma mulher corre para os braços do motorista e ambos se encontram iluminados pelos faróis do carro. Veja o filme aqui:

Uma belíssima homenagem ao filme foi feita pela banda Snow Patrol, que em 2006 (no aniversário de 30 anos da obra) sonorizou suas imagens com a música “Open your eyes”. O resultado é uma Paris ainda mais poética, graças ao arranjo melancólico e à voz suplicante do cantor para que a pessoa que é alvo da dedicatória da letra abra os olhos para o amor do companheiro. Veja o clipe aqui:

Ford fez homenagem ao filme e a Paris este ano

Em 2017, foi a vez da montadora Ford fazer sua reverência ao filme. A empresa criou uma versão “estrelada” pelo esportivo Mustang produzida com visão 360 graus e tecnologia de realidade virtual. O remake tem cerca de um minuto e meio e, diferentemente do original, tem uma mulher como motorista.

Batizado de “Re-Rendez-Vous”, o vídeo é dirigido para o Youtube e mídias sociais e na sua produção teve parceria com o próprio Claude Lelouch. O trajeto é parecido com o do curta original, passando por cartões postais de Paris como o Arco do Triunfo, a basílica de Sacre Coeur e Montmartre. Recriar os principais trechos do trajeto foi um desafio, já que algumas ruas desapareceram há muito tempo.

O Ford Mustang visto no clipe é um V8 5.0 fastback. O esportivo também é disponível na versão conversível e com motor 2.3 EcoBoost na Europa, onde já vendeu cerca de 25 mil unidades desde o lançamento em 2015. Confira o vídeo da Ford:

Check Also

Acessórios

Do arco da velha: veja antigos acessórios que ficaram obsoletos nos carros

Você nem deve ter notado ou conhecido alguns deles, mas estes acessórios, que já estiveram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *