Museu do Automóvel

Exposição de viaturas militares acontece amanhã no Museu do Automóvel

Como parte das comemorações do seu 43° aniversário, o Clube de Automóveis Antigos do Ceará, irá realizar amanhã, no Museu do Automóvel, uma exposição de viaturas militares que contarão um pouco do passado de alguns dos maiores conflitos mundiais. De acordo com os organizadores, estarão expostos mais de 20 modelos de épocas pré-guerra, Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e Guerra Fria. “Será uma verdadeira aula de História por meio dos veículos antigos”, promete João Júlio Sombra, colecionador de veículos e um dos responsáveis pelo evento.

Um dos destaques da exposição é uma viatura de 1941 – alguns anos antes do início da Segunda Guerra Mundial –, um Jeep Dodge que foi totalmente restaurado no Ceará. Um detalhe interessante sobre o modelo é que ele era usado no conflito para levar os generais aos campos de batalhas, segundo João Júlio. Haverá ainda veículos de guerra de 1942, como jipes da Willys e da Ford.

Também estarão expostas viaturas de maior porte como caminhões GMC de 1942, Reo de 1951 e um raro exemplar do russo Ural 4320. Veículo dos tempos da Guerra Fria, ele tem características que impressionam e representam uma boa mostra de como, naquela época, a Rússia procurava se impor, na disputa com os Estados Unidos, através de grandes máquinas: peso de 13 toneladas, motor de 240 cc e capacidade para mergulhar em trechos com água até a profundidade de 1,7 metro. Todos esses caminhões, vale ressaltar, são modelos fora de estrada com tração 6×6 nas rodas.

João Júlio explica que o Clube de Automóveis Antigos do Ceará realiza, todo ano, eventos com veículos especiais. No ano passado, por exemplo, foram expostos modelos com motor V8. A decisão pelas viaturas militares, para este ano, veio no último 7 de Setembro, data em que se comemora a independência do Brasil. “Também coincidiu com o término do processo de restauração do caminhão russo Ural”, lembra ele.

Mais um atrativo da exposição é a presença de veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateram na Segunda Guerra Mundial. Eles serão homenageados pelo Clube de automóveis Antigos do Ceará.

 

Serviço – Exposição de viaturas militares no Museu do Automóvel

Local: av. Chanceler Edson Queiroz, 70, Guararapes
Data: 26/11
Horário: a partir das 16 horas
Entrada: franca
Informações: 3273-3129

Veja galeria de fotos

Check Also

Acessórios

Do arco da velha: veja antigos acessórios que ficaram obsoletos nos carros

Você nem deve ter notado ou conhecido alguns deles, mas estes acessórios, que já estiveram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *