Encontro de motociclistas: a paixão tem endereço em Fortaleza

 

Evento 6

Toda quinta-feira à noite, o músico Luiz Gonzaga Leite, membro do motoclube Guerreiros do Rock, tem um compromisso sagrado: encontrar os companheiros de paixão pelos veículos de duas rodas – ou “irmãos”, como eles gostam de denominar uns aos outros -, na praça Pio XII, em frente à Igreja de Fátima, no bairro de mesmo nome. Segundo ele, esse evento é a oportunidade de trocar informações e confraternizar. “É uma boa chance de ver os amigos”, afirma ele.

Apesar do objetivo aparentemente despretensioso, a reunião dos motociclistas, que chama a atenção de quem passa pela avenida 13 de Maio pela grande quantidade de gente e pela beleza e imponência das motos, é um evento muito bem organizado e conta com boa estrutura de apoio. Com nome oficial de Quinta Sobre duas Rodas, ele acontece desde fevereiro deste ano e é resultado de uma parceria entre a Universidade Paulista (Unip), instituição que adotou a praça Pio XII, e a União Motociclista, fórum de discussão que reúne vários motoclubes de Fortaleza.

IMG-20150702-WA0018

“Além de um encontro entre amigos, é a oportunidade de divulgar passeios e viagens e dar dicas para pegar a estrada. Os motociclistas costumam viajar muito”, afirma Gerardo Aguiar, um dos organizadores. Ele cita alguns roteiros que os cearenses chegam a fazer a partir da capital: outras cidades do Nordeste, como Natal e Recife, países do extremo sul do continente, como Uruguai, Paraguai e Chile, e a rodovia Transamazônica.

Gerardo explica que a escolha da quinta-feira tem um motivo. Terça e quarta já são dias com eventos de grupos menores. Os sábados e domingos eles geralmente reservam para as viagens e passeios. “E a sexta é para a família, porque senão a gente dedica a semana toda para a paixão pelas motos”, brinca ele. Pelos números, dá para ter ideia do nível de afeição dos motociclistas por esse universo. “Quando começamos os encontros, em fevereiro, a média era de 150 motos. Hoje já registramos um dia com mais de 300”, comemora Gerardo.

Evento 1

Apoiadora do Quinta Sobre duas Rodas, a Unip vê o evento como benéfico para a praça Pio XII, espaço que mantém através do programa de adoção de espaços públicos da Prefeitura de Fortaleza. “Foi uma ocupação inteligente. Os motociclistas são muito disciplinados”, garante Sanderson Alexandre, professor da universidade e responsável pela gestão da praça. De acordo com ele, a movimentação dos motoclubes no espaço ajuda a dar vida ao local e diminui males urbanos típicos de espaços pouco frequentados, como violência e tráfico de drogas. Na organização do encontro, a Unip entra com banheiros químicos, pessoal para organizar as motos que ficam estacionadas e apresentações periódicas de bandas de rock.

Um detalhe importante para ressaltar é que, segundo Gonzaga Leite, os encontros na praça não são apenas para proprietários de motos grandes, conhecidas como “custom”, com motores potentes e muitos cromados. “Qualquer moto, de qualquer cilindrada, pode participar do evento!”

SERVIÇO
Quinta sobre Duas Rodas
Local: Praça Pio XII (em frente à Igreja de Fátima)
Horário: a partir das 19 horas

Check Also

som automotivo

Fórum irá reunir especialistas em Fortaleza para debater som automotivo

Motivos de paixões e polêmicas, os equipamentos de som automotivo representam significativa parcela do mercado …

One comment

  1. vai ter evento hoje??onde gostaria de ir obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *