Conheça o Land Rover Carcará, “companheiro de trabalho” do projeto de fotografia “Lapso – o invisível visível”

Especialista em imagens da natureza e tendo no currículo mais de 750 cidades visitadas em vários continentes nos últimos 13 anos, o fotógrafo e ambientalista cearense Fábio Arruda está realizando mais um projeto ousado. Com uma equipe de apoio formada por quatro companheiros de trabalho, ele está percorrendo 12 regiões cearenses para apresentar vídeos totalmente feitos na técnica de time-lapse, que consiste basicamente em usar milhares de fotografias captadas em um espaço e tempo determinado e coloca-las em sequencia, dando origem a animações de grande efeito visual.

Batizado de “Lapso – o invisível visível”, o projeto conta com o apoio do Portal Tribuna do Ceará, parceiro de Auto Blog Ceará, e apresenta muitos detalhes interessantes, além da originalidade de retratar as paisagens cearenses de uma forma nunca feita antes. Um deles é que, entre os quatro companheiros que lhe acompanharão no trabalho está o Carcará, um Land Rover Defender 2001 que há seis anos é seu veículo oficial de aventuras. O fato do modelo ter nome próprio não é mero acaso: “O carro é um personagem, um componente muito importante”, explica Fábio.

carcara4Representante de uma geração da Land Rover na qual os veículos da marca tinham a robustez e a simplicidade dos componentes como principais características (nos atuais, o luxo e a alta tecnologia ganharam bastante relevância), o Defender usado por Fábio é um carro similar aos que eram usados pela Inglaterra em suas ex-colônias britânicas na África e vinham de fábrica preparados para enfrentar muitas adversidades e várias possibilidades de uso. O nome Carcará, aliás, também tem relação com isso: trata-se de uma ave nordestina extremamente resistente à aridez da terra e do solo nordestinos.

Entre as características que denotam essa resistência e versatilidade estão carroceria de alumínio (material que não enferruja), teto amplo onde se pode até montar uma barraca ou usar como plataforma de montagem de tripé de uma câmera, motor 2.5 a diesel com turbo funcionando basicamente com componentes mecânicos – o que facilita a manutenção por mecânicos de cidades pequenas que trabalham com motores de caminhão – e espaço suficiente para até 9 passageiros, reconfigurável de acordo com a necessidade. Essa última característica foi bastante útil para o projeto “Lapso”. Fábio retirou bancos, deixando espaço para mais três ocupantes, e ocupou o resto com a grande quantidade de equipamentos necessária para o trabalho.

carcara1O fotógrafo afirma que como o carro já é bem adaptado para trabalhos pesados nas estradas de terra, foram necessárias poucas alterações. Além da retirada dos bancos, ele só precisou colocar um adaptador de 110 volts (as tomadas dos veículos são normalmente de 12 volts), para usar equipamentos eletrônicos como computadores e carregadores de baterias, e uma solução bastante criativa para se prevenir de problemas com os pneus na estrada. “Eu fiz uma mangueira de 5 metros com válvulas nas duas pontas e encho o estepe com 50 libras. Se algum pneu baixa, eu uso o ar reserva do estepe para repor o do pneu que ficou baixo”, diz.

 

carcara5

Com 130 mil km já rodados, o Carcará faz 9 km por litro, é capaz de rodar 600 km sem abastecer – o suficiente para ir de Fortaleza a Juazeiro do Norte, por exemplo – e promete disposição para muitos anos de aventuras. “É um carro com poucos componentes eletrônicos, muito fácil de manter. Além disso, eu conto com o apoio da oficina Sertoes Off Road, que faz revisões periódicas. E as peças são fáceis de encontrar. Nunca fiquei muito tempo sem carro por falta de alguma delas”, garante Fábio.

 

 

Veja o Carcará em ação:

 

SERVIÇO

O projeto “Lapso – o invisivel visível” pode ser acompanhado no endereço www.impressoesdeviagens.com.br. Se você quiser patrocinar o fotografo Fábio Arruda e seus projetos, pode procura-lo pelo telefone (85) 9-8675-0505 ou através do e-mail
fabio@clarear.com.br.

 

 

Crédito das demais imagens: Fábio Arruda/Clarear 

 

#fabioarruda #lapso #tribunadoceara #landrover #defender #aventura #sustentabilidade

 

Check Also

Star Wars

Nissan lança nos Estados Unidos modelo em homenagem ao próximo filme Star Wars

Aproveitando a coincidência de ter um modelo com o mesmo nome do próximo filme da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *