Confira dicas para viajar de carro

Tirar o carro da garagem para fazer uma viagem com os amigos e toda a família requer cuidados para que ela seja um momento agradável e sem complicações para o condutor e os passageiros. Sendo assim, é importante conhecer algumas dicas e saber como agir corretamente caso ocorra um imprevisto – afinal, ninguém gosta de perder horas parado na estrada esperando ajuda em situações onde era possível já estar prevenido para evita-las. Confira, a seguir, mais detalhes para ter uma viagem tranquila, com esta matéria de Auto Blog Ceará em parceria com o site Chaves na Mão!

Os primeiros passos podem ser dados pelo próprio motorista e não precisam de mão de obra especializada ou de oficina. Confira se estão funcionando corretamente os faróis (luz alta e luz baixa) e as luzes do freio, da ré e das setas. Calibrar os pneus também é fundamental, sendo recomendável, neste procedimento, seguir o que recomenda o manual do veículo em relação à pressão ideal para cada pneu.

Para viagens maiores e que exigem mais do automóvel, é indicado que ele passe pelo mecânico para uma revisão mais detalhada. Neste serviço, devem ser conferidos a bateria, o motor, os freios, a transmissão, a suspensão e os filtros. Lembre-se se realizar esta etapa com certa antecedência, porque se for preciso consertar alguma coisa antes da viagem, haverá tempo para fazê-lo.

É importante traçar a rota com antecedência, pesquisando endereços de locais que podem ser usados para descansar no meio do caminho. E, por último, crie uma lista com os itens que devem ser conferidos no dia anterior à viagem, como se o carro possui estepe em boas condições, macaco, chave de roda e triângulo de sinalização.

Preocupação com segurança e com combustível

Escolher bem o caminho também é muito importante. Comece verificando por onde irá passar e procure alternativas mais viáveis e seguras. Não vale a pena pegar atalhos, por exemplo, se eles envolvem rodovias perigosas e sem iluminação. Aliás, se puder evitar viagem à noite, é melhor. O ideal, principalmente em viagens muito longas, é parar para dormir, não só pela segurança, mas para voltar com as energias renovadas para enfrentar mais um dia de estrada. Também preste muita atenção nas sinalizações enquanto dirige, principalmente em relação ao limite de velocidade, que costuma variar bastante nas estradas brasileiras.

Na hora de escolher o combustível, tenha em mente que o etanol, apesar de ser mais barato que a gasolina, tem rendimento cerca de 30% menor. Sendo assim, toda vez que for abastecer, faça uma conta simples: se o preço do litro de álcool for maior que o 70% do preço da gasolina, opte por esta última.

Para estimar o gasto com combustível, é recomendável se informar sobre o consumo médio do seu carro na estrada. Essa ideia é importante porque em um ambiente sem semáforos e com marcha constante durante horas, os veículos têm comportamento diferente, em relação ao consumo, do que é registrado nas áreas urbanas. Além disso, cada modelo tem características próprias nesse quesito. Na estrada, eles são sempre mais econômicos, mas em alguns casos o rendimento na estrada é bastante superior ao registrado na cidade.

Um dos principais fatores para isso é o tamanho do motor. Um Honda Civic, por exemplo, que tem motorizações 1.8 e 2.0, trabalha com parâmetros bem diferentes de um Volkswagen Gol, que tem versões 1.0 e 1.6. Então, se o carro vai estar mais pesado, com muita bagagem e passageiros, o motor do Honda provavelmente fará menos esforço e gastará até menos que o do Gol 1.0. Por outro lado, se estiver muito leve, talvez o modelo da Volkswagen seja bem mais econômico.

Se pegar chuva na estrada, redobre a atenção. Em primeiro lugar, procure reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Além disso, evite freadas bruscas e ultrapassagens proibidas. Também é muito importante dirigir com os faróis ligados e evitar ao máximo o pisca-alerta, porque ele confunde os motoristas nesta situação de visão turvada pela água.

Por fim, se for possível organizar bem a bagagem para colocar uma caixa de ferramentas no porta-malas, vale a pena. O cuidado extra pode ajudar bastante caso ocorra um imprevisto.

Gostou da matéria? Compartilhe em suas redes sociais para ajudar pessoas que estão pensando em pegar o carro e aproveitar uns dias junto com a família e os amigos!

Check Also

Álcool ou gasolina, qual combustível usar? (Reprodução/Pixabay)

Álcool ou gasolina: qual o combustível mais eficiente para seu carro?

Você já deve ter ouvido falar nos carros conhecidos como flex, que têm o motor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *