Compacto bem equipado

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Você acha que um modelo esportivo deve ter, necessariamente, câmbio manual, para poder controlar melhor o torque e a potência do motor? Tivemos oportunidade de guiar o Novo Palio Sporting 1.6 com o câmbio Dualogic automatizado e, pelo menos para nós, a resposta é não. Levando em conta que os centros urbanos brasileiros têm cada vez mais restrições para os carros, principalmente em relação a trechos nos quais se possa fazer arrancadas ou alcançar grandes velocidades, o motor disposto do Novo Palio combina bem com o câmbio que passa sozinho (e suavemente) as marchas para o motorista.

Versão top de linha do Novo Palio, a Sporting 1.6 chama mais a atenção por detalhes como a beleza do design interno e a grande quantidade de itens de tecnologia e conforto disponíveis. A versão que guiamos era repleta deles. Citamos aqui os principais: acionamento elétrico de todos os vidros, alarme anti-furto com telecomando na chave, volante em couro com seis teclas, teto solar elétrico, cruise control (piloto automático), kit high tech; (retrovisor interno eletrocrômico e sensores crepuscular e de chuva), borboletas no volante para mudança de marcha e air bags laterais.

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No que se refere a esportividade, além do motor de desempenho satisfatório, que já destacamos, o modelo que guiamos chamou a atenção pela boa estabilidade, principalmente nas curvas. Também o colocamos na estrada e ele se mostrou agradável. Com volante firme e sensação de firmeza no chão em altas velocidades. O piloto automático é bastante intuitivo e fácil de usar.

Em relação ao teto solar, foi difícil usa-lo durante o dia no tórrido calor de Fortaleza. Mas um cuidado importante que os projetistas tiveram merece destaque: tanto o vidro usado no recurso quanto a janela que o cobre oferecem boa proteção quanto a luz. Na maioria das vezes, usamos apenas a janelinha aberta, para aumentar a sensação de espaço. Funcionou bem.

Para quem não conhece o câmbio automatizado, ele passa as marchas sozinho, caso o condutor queira, da mesma forma que o automático. Mas diferentemente deste último, o automatizado tem uma embreagem interna, acionada eletronicamente. O resultado disso é que há uma pequena queda de rotação do motor, a cada mudança, antes de retomada. No modelo que guiamos, isso só foi perceptível da primeira para a segunda marchas. A partir daí, o comportamento foi praticamente igual ao de um automático.

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Como conclusão de nossa experiência, para quem quer um carro compacto para rodar na cidade com fama consolidada de manutenção barata e robustez mas repleto de itens de conforto e segurança, o Palio Sporting é uma opção a considerar. No nosso caso, não sentimos necessidade do câmbio manual. Se você faz questão disso, para explorar melhor o potencial do motor 1.6, é só não escolher o câmbio Dualogic, que é um opcional do modelo.

Preço (calculado no site da Fiat com base nos acessórios presentes no carro guiado) R$ 60.708

Ficha técnica

Palio Sporting 1.6 16V E.torQ Dualogic

Motor
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada total 1.598,2 cm³
Potência máxima 115 cv / 5.500 rpm (gasolina) e 117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque máximo 16,2 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina) e 16,8 Kgfm / 4.500 rpm (etanol)

Freios
Dianteiro A disco ventilado
Traseiro A tambor

Direção
Tipo Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 9,9 m

Rodas
Aro 6,0X16”
Pneus 195/55 R16

Dimensões
Peso em ordem de marcha 1.097 kg
Capacidade de carga 400 kg
Comprimento 3.875 mm
Largura 1.704 mm
Altura (vazio) 1.508 mm
Distância entre-eixos 2.420 mm
Altura mínima do solo (vazio) 139 mm
Volume do porta-malas 280 litros (750 com bancos traseiros totalmente rebatidos)
Tanque de combustível 48 litros

Desempenho
Velocidade máxima 191 km/h (gasolina) / 193 km/h (etanol)
0 a 100Km/h 9,9 s (gasolina) / 9,8 s (etanol)

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