Sport6
Sport6

Chevrolet lança Cruze Sport6 “com apelo mais esportivo”, segundo fábrica

Depois do novo Cruze sedã, a Chevrolet apresenta o novo Cruze Sport6, hatch médio que incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior” e adiciona ainda visual e comportamento mais esportivos. Entre as novidades estão o motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cv, a última geração da transmissão automática de seis marchas e o sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas).

A versão 2017 do Cruze Sport6 traz ainda avanços na tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular. a função Chamado de Diagnóstico Avançado, informa se há condições irregulares nos seguintes sistemas do carro:

– Motor e transmissão
– Airbag
– Controles de tração
– Freios ABS
– Emissões
– OnStar
– Pressão dos pneus

Versões do Sport6

O novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). Na versão LT ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.

O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia Chevrolet MyLink, com tela capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

De série em todas as versões, o Sport6 traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay também passam a ser equipamentos de série.
O modelo pode vir equipado opcionalmente com um pacote com os seguintes itens:

– Assistente de permanência na faixa
– Alerta de colisão frontal
– Alerta de ponto cego
– Sistema de estacionamento semiautomático
– Farol alto inteligente
– Carregador de celular sem fio
– Banco do motorista com ajustes elétricos
– Monitoramento da distância do veículo à frente

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o sistema monitora a velocidade em relação ao veículo à frente, podendo alertar o motorista caso o outro automóvel sofra uma desaceleração repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisas, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O sistema de estacionamento semiautomático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

Outra inovação é compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

O modelo conta também com uma linha de acessórios desenvolvidos especificamente para ele. Para quem busca um sistema de som ainda mais refinado, encontrará na rede de concessionárias o sistema da JBL.

Novo motor do Sport6

O Ecotec 1.4 Turbo Flex desenvolve até 153 cavalos e tem 24,5 kgfm de torque. Percorre, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.

A transmissão automática de seis velocidades é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se adaptar ao modo de condução do condutor. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *