5 Continents Drive

Ceará recebe a 5 Continents Drive, expedição técnica mundial da Toyota

Se você encontrar, nos próximos dias, pelas estradas cearenses, uma bela caravana de carros brancos adesivados da Toyota, não estranhe. Saiba que estamos sendo um laboratório para que os engenheiros da montadora avaliem como os veículos se comportam em diferentes terrenos. O Ceará é o terceiro estado brasileiro a receber o projeto 5 Continents Drive, expedição que irá percorrer os cinco continentes do mundo com veículos Toyota, depois de São Paulo e Mato Grosso.

5 Continents DriveA caravana já passou pela Oceania (Austrália), em 2014, e América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), no ano passado. Na América Latina, onde serão percorridos cerca de 20 mil km, o projeto começou pelo Brasil. Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai serão os próximos. De acordo com Daniel Suzuki, gerente geral de engenharia de produto da Toyota, a previsão é que a ação dure no continente até o fim do ano. Os próximos a receberem os carros serão Europa, Ásia e África.

Um detalhe interessante é que, se as Olimpíadas do Rio tiveram a forte presença da Nissan, as próximas, que serão realizadas em Tóquio, terão a Toyota como um dos principais patrocinadores. E Daniel ressalta o outro caráter do 5 Continents Drive: uma estratégia de marketing da montadora. “A expedição irá terminar em 2020, ano da Olimpíada”, explica ele.

Como um dos objetivos é avaliar o comportamento dos carros nos países onde são comercializados, em cada continente a frota muda. Por aqui, os modelos que compõem 5 Continents Drive são os seguintes: Rav4, Hilux, SW4, Etios e Prius e Corolla. Daniel informa que, por motivo de segurança dos participantes, o roteiro e o cronograma não são divulgados. Na passagem da expedição pelo Ceará, que contou com o apoio da concessionária Newland, serão 500 km percorridos de tipos variados de terreno (áreas urbanas, asfalto e off Road).

Técnicos brasileiros e japoneses e participação do Prius no 5 Continents Drive

Mais de 30 engenheiros e técnicos da Toyota do Brasil e do Japão compõem o time que está explorando diferentes territórios no País. Com a experiência adquirida após a rodagem, eles iniciam uma série de estudos técnicos para definir melhorias nos veículos.

Entre os veículos que participam do 5 Continents Drive, um é emblemático: o híbrido Prius, que já é sucesso em várias partes do mundo e, no Brasil, ainda tem venda bastante limitada pela série de barreiras que o país impõe para carros desse tipo. Mesmo assim, ele compõe a caravana e tem sido alvo de ações da montadora para sensibilizar os governantes para a necessidade de mudanças que o viabilizem por aqui. Uma delas, por exemplo, foi realizar a apresentação da nova versão do modelo em Brasília, exatamente para que autoridades federais pudessem conhecê-lo melhor.

Para acompanhar mais detalhes da expedição, acesse o endereço www.toyota5continentes.com.br/br.php

 

 

 

 

Check Also

som automotivo

Fórum irá reunir especialistas em Fortaleza para debater som automotivo

Motivos de paixões e polêmicas, os equipamentos de som automotivo representam significativa parcela do mercado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *