Carteira internacional e aplicativo para smartphones: veja como funcionam esses serviços do Detran

Para dirigir em outro país, você pode usar a sua habilitação local e um cartão de crédito internacional. Mas se o objetivo é facilitar ao máximo a interação com os órgãos de trânsito e autoridades dos países visitados, uma alternativa é a carteira de habilitação internacional. O documento serve para quem vai morar fora ou pretende alugar um carro no exterior e ter mais liberdade de ir e vir  em vários países e custa R$ 120,20.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), que disponibiliza a carteira, ela é válida em 130 países da América, Europa, Ásia, África e Oceania. O órgão destaca que uma das principais vantagens é que o
documento tem as suas informações em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo, o que pode facilitar a leitura dos dados do condutor.

“Outras vantagens são mais facilidade na checagem das informações pessoais no processo de locação do automóvel, agilidade no atendimento em casos de acidente e rapidez para receber o seguro”, garante o órgão estadual.

A carteira internacional pode ser solicitada via internet por qualquer condutor que tenha habilitação com foto. O solicitante deverá acessar o site do Detran (www.detran.ce.gov.br), clicar em Central de Serviços e preencher os dados conforme solicitado. Ele terá acesso a algumas opções de serviços referentes a habilitação e entre elas aparecerá Permissão Internacional para Dirigir.

A entrega pode ser em até dois dias na sede do Detran ou no endereço indicado no sistema em até 10 dias. Nesse caso, o documento é enviado pelos Correios e é cobrada uma taxa de postagem no valor de R$ 10,01).

Aplicativo
Se você quiser saber pelo celular como está a sua situação de condutor ou se um veículo tem multas ou restrições (alienação bancária, por exemplo), o Detran tem um aplicativo para smartphones que oferece esses serviços gratuitamente. Disponível para Android e IOS, ele tem dois tipos de consulta: simples e completa. Na primeira, basta informar a placa. Na última, é preciso também ter em mãos o Renavam do veículo. Mas a consulta simples já informa com bom nível de detalhes os eventuais problemas que o modelo tiver. Para quem está comprando
um carro, tem pouco tempo e quer verificar rapidamente se ele é um mau negócio, o aplicativo pode ser bastante útil.

 

Check Also

Fancup

Fancup: Chevrolet faz promoção para levar torcedores a Londres

A Chevrolet do Brasil está com inscrições abertas para a Fancup, promoção que levará quatro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *