Campeonato cearense de arrancadas: veja vídeos e fotos

Um Gol modelo 2015 com motor 1.6 tem aproximadamente 100 cv de potência e 15 kfg.m de torque. Isso é suficiente para fazer os pneus cantarem com certo estardalhaço, caso o motorista pise fundo no acelerador quando foi sair na primeira marcha. Agora, imagine se esse carro, com praticamente o mesmo peso, tivesse a potência multiplicada por 10 e o torque aumentasse 6 vezes em relação ao valor inicial?

Os números dão ideia do que os competidores dos campeonatos de arrancada, uma modalidade esportiva com vários adeptos em Fortaleza, fazem com seus modelos após uma série de modificações no motor. “Do original, só ficam o bloco e o virabrequim”, afirma Adriano Carvalho, proprietário da equipe Adriann Motorsports, que também funciona como oficina de tuning com o mesmo nome. Com quatro carros, ele foi um dos participantes do torneio realizado no último domingo, 19/07, no Autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, que Auto Blog Ceará foi conferir de perto.

Dezenas de carros foram levados por pilotos e equipes para a competição, que consiste em fazer dois carros por vez testarem a capacidade de arrancar e andar alguns metros na maior velocidade possível – ganha quem chegar primeiro. Com suspensão rebaixada para aumentar a aderência no asfalto, ronco ensurdecedor dos motores e muito pneu fritando no asfalto quente, o evento é um deleite para os apreciadores do universo automotivo.

Foto4

Um detalhe que chamou a atenção foi a grande quantidade de veículos da Volkswagen no evento, especialmente unidades do Gol. De acordo com Stênio Ambrósio, proprietário da equipe Style, que levou seis veículos ao torneio de ontem, a marca é a mais popular entre os aficionados. “É o melhor motor para preparar. As peças são mais fáceis de achar, porque muita gente usa”, explica.

Diversão garantida para quem pilota os carros e para quem assiste, o campeonato de arrancadas se revela uma “brincadeira” bastante séria. Além do impacto visual e sonoro dos modelos, que denotam investimentos que começam em 5 mil reais e têm o céu como limite, nas palavras dos competidores, o evento precisa contar com infraestrutura de segurança, com equipes de apoio de bombeiros e paramédicos e medição eletrônica da passagem dos carros.

Fred Correia, presidente da Associação Cearense de Arrancadas de Veículos (Acav), informa que o investimento para a realização é de cerca de 30 mil reais, bancados com o apoio de patrocinadores e dos ingressos do público. O resultado, para quem gosta de veículos, compensa: é um festival de cores e sons que torna irreconhecíveis unidades dos pacatos modelos que vemos todos os dias andando de forma comportada nas ruas.

 

Confira vídeos de arrancadas que registramos:

 

 

SERVIÇO
Se você se interessa ou quer apoiar o campeonato de arrancadas no Ceará, acompanhe os eventos do grupo no endereço https://www.facebook.com/acav.arrancadace

Check Also

Test-drive: Jeep Compass versão Longitude 4×2 a gasolina

De acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nas cidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *