BMW
Tecnologias de condução autônoma da BMW estreiam em 2018

Nem taxi, nem Uber: carros BMW ganharão tecnologias de condução autônoma em 2018

O BMW Group e a Mobileye, empresa de tecnologias de condução autônoma para veículos, anunciaram a assinatura de um acordo que introduz a tecnologia de geração de dados Road Experience Management nos modelos da montadora que entrarão no mercado a partir do ano que vem. De acordo com as empresas, através dessa tecnologia, dados obtidos em tempo real pelos automóveis serão usados para tornar a condução mais segura.

O sistema funcionará da seguinte forma: câmeras instaladas nos carros coletam dados que, através de processadores e softwares de inteligência artificial, são selecionadas e enviadas para arquivos em nuvem. Esses dados podem ser usados para ampliar o número de informações dos mapas de navegação, permitindo que os condutores de carros BMW façam consultas, em tempo real, de situações como intensidade de tráfego, perigos na estrada, condições meteorológicas e vagas para estacionamento na rua, entre outras.

O acordo é celebrado pelas empresas como um passo a mais para promover a condução automatizada de veículos de forma segura e robusta. A meta é combinar os dados da BMW com os de diferentes montadoras para criar uma gigantesca base gerenciada pela Mobileye que terá o nome de Global RoadBook. Ela irá dar suporte e atualizar rapidamente mapas em HD com recursos de localização altamente precisos. “Veículos autônomos exigirão mapas HD que podem identificar e atualizar as mudanças no ambiente em tempo real”, informa a BMW.

BMW quer carros autônomos em 2021

De acordo com a BMW, a meta é implementar a condução automatizada nas ruas até 2021, através de um esforço conjunto que envolve, além da Mobileye, a indústria de processadores Intel. O modelo previsto para estrear a nova tecnologia é o iNext – que, além de autônomo, também será ecologicamente correto, funcionando somente com motor elétrico.

“Isso representa um passo significativo para a introdução do BMW iNEXT, com suas características de condução altamente automatizada, e a criação de uma plataforma de localização aberta alavancada por dados de milhões de veículos em todo o mundo”, afirma Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG.

“Os sistemas baseados em câmeras já estão tornando as estradas mais seguras. O Global RoadBook é uma iniciativa para utilizar dados dessas câmeras para criar os mapas de alta definição necessários para tornar a próxima geração de condução autônoma uma realidade”, finaliza o professor Amnon Shashua, presidente e Chief Technology Officer da Mobileye.

Saiba mais sobre as tecnologias da Mobileye no endereço (conteúdo em inglês) http://www.mobileye.com/

Check Also

Ford anuncia investimentos para aumentar integração de carros e smartphones

A Ford está investindo em novos aplicativos para uso com o sistema de conectividade SYNC …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *