Audi: expansão no Ceará

TT

Diferentemente da média nacional, que tem registrado queda nas vendas, o mercado de automóveis do segmento conhecido como “premium”, formado por modelos que custam, em sua maioria, a partir de 100 mil reais, está vivendo outro momento, com consumo em alta e investimentos em expansão. Uma prova disso foi a concorrida apresentação do novo TT, na Audi Center Fortaleza, no último sábado.

Segundo André Morais, gerente geral da Audi Center Fortaleza, esse mercado tem crescido mais de 25% esse ano, em relação a 2014. Diante desse cenário, o Grupo Linhares, responsável pela Audi no Ceará, está em franca expansão. Com apenas um ano e três meses de atuação com a marca no Estado, a empresa inaugurou uma revenda em São Luís, no Maranhão, há dois meses, e está com o projeto pronto de mais uma concessionária em Fortaleza.

IMG-20150615-WA0001
André Morais, gerente geral da Audi Center Fortaleza

 

Com área sete vezes maior que a loja atual, a nova revenda fica na avenida Santos Dumont, perto do Shopping RioMar, e deve ser inaugurada ainda em 2015. Também para este ano há previsão de uma autorizada Audi na região do Cariri, no sul do Ceará, onde o mercado tem se mostrado com bom potencial para o setor automotivo de marcas de luxo.

E falando em Cariri, André conta uma história que demonstra que o mercado está bom, mas os resultados não vêm sem esforço. Segundo ele, um cliente em potencial de um Audi TT pediu sua visita a Juazeiro do Norte para negociar o carro. A ação de venda deu bom resultado: antes mesmo da apresentação do modelo em Fortaleza, uma unidade já estava rodando na cidade do Cariri. Vale ressaltar, aliás, que o Audi TT comercializado antes do seu lançamento oficial no Ceará. Não foi o único. André informou que em Fortaleza já tinham sido vendidos três veículos em dias anteriores ao último sábado.

Saiba mais sobre o novo TT
Em sua terceira geração, o TT é oferecido ao mercado brasileiro em duas versões, Attraction e Ambition, ambas equipadas com o conjunto propulsor formado pelo motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem.

O novo esportivo tem os seguintes preços sugeridos: a versão de entrada Attraction custa R$ 209.990,00 e a Ambition custa R$ 20 mil a mais. Esta última vem com rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.

O novo Audi TT ficou com centro de gravidade mais baixo que o anterior. O comprimento ficou o mesmo: 4,18 metros. Mas a a distância entre eixos aumentou 37 mm, atingindo 2.505 mm, reduzindo os balanços dianteiro e traseiro. A largura é 1.832 mm e a altura é a mesma da versão anterior, 1.353 mm.

No conjunto, os engenheiros da Audi conseguiram, pela segunda vez, reduzir o peso líquido do Audi TT. Na primeira mudança, em 2006, foram eliminados até 90 kg. A versão do novo TT com motor 2.0 TFSI pesa apenas 1.230 kg, o que a torna aproximadamente 50 kg mais leve que o modelo anterior.

Um dos detalhes interessantes do carro é que, mesmo sendo um esportivo, ele é um modelo racionalmente adaptado para o uso cotidiano. Prova disso é o porta-malas com 305 litros de capacidade (13 litros a mais que o anterior). Ainda seguinta a extrema racionalidade alemã, o modelo consegue, mesmo com um desempenho que o leva de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, um consumo de 12,7 quilômetros por litro e 9,9 na cidade.

Vorverkauf fuer den Audi TT startet
Painel digital do Audi TT

Outra característica que merece destaque é o Audi Virtual Cockpit. O painel de instrumentos é totalmente digital e permite ao motorista optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela tem 12,3 polegadas.

 

Especificações técnicas

Motor
Modelo 2.0 TFSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.984 cm³
Potência (cv) 230 a 4.500 – 6.200 rpm
Torque (Nm) 370 a 1.600 – 4.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão
S tronic 6 velocidades
Dimensões
Peso (kg) 1.335
Comprimento (mm) 4.177
Largura (mm) 1.832
Altura (mm) 1.353
Distância entre-eixos (mm) 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l) 50
Capacidade do porta-malas (l) 305
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h (s): 5,9
Velocidade Máxima (km/h): 250 (limitada eletronicamente)

Check Also

Feirão de blindados

Sucesso de feirão de blindados leva a mais uma edição do evento

O clichê de que é nas crises que se criam oportunidades materializou-se em um evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *