Audi A4 Avant

Audi A4 Avant começa a ser vendido no Brasil com preço sugerido de R$ 187.990

Chegou ao Brasil o Audi A4 Avant, versão station wagon do sedan cuja nona geração foi lançada no país em abril deste ano. O modelo traz sob o capô o novo motor 2.0 TFSI ultra de 190 cv. Já disponível nas concessionárias da marca, ele vem na configuração única Ambiente, com preço sugerido de R$ 187.990.

O modelo tem 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m. A capacidade máxima no porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro rebatido. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40. Destaque para a tampa de esconder e proteger a carga, que abre e fecha eletricamente.

Na configuração padrão, a capacidade do porta-malas é de 505 litros – 15 litros a mais que na geração anterior. A altura da base inferior do compartimento está a apenas 63 cm do chão, e uma cobertura de aço inoxidável protege a extremidade do assoalho de riscos. Isso facilita o carregamento do veículo. A largura da área de carga mede um metro.

Entre os destaques do design esportivo estão grade dianteira e entradas de ar lateral na cor cinza fosca com apliques de alumínio, difusor traseiro com barra cromada, bancos dianteiros esportivos, acabamento exclusivo do volantes, ponteiras de escapamento cromadas e frisos externos e internos com acabamento de alumínio. Sob a linha inferior das janelas, a carroceria tem aproximadamente o dobro da altura da distância entre a base das janelas e o teto.

Os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. As rodas de liga leve têm 18 polegadas de série, únicas no segmento. Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e motorização – graças a uma combinação de materiais, como alumínio, e às tecnologias de construção.

Itens de tecnologia e comodidade

O painel de instrumentos do A4 Avant é o Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução. O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras. Um complemento para esse sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como opcional.

A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. É oferecido como opcional o sistema Bang & Olufsen com som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes.

Motor e transmissão

O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão station wagon do novo A4. Ele entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,5 segundos e velocidade máxima de 238 km/h.

No A4 Avant, a transmissão é a S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.

Equipamentos de série

Audi Drive Select
Audi Virtual Cockpit
Ar condicionado automático
Sistema start-stop
Rodas de liga leva aro 18
Retrovisores externos eletricamente rebatíveis
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema MMI com navegação
Bluetooth e smartphone integration
Sensores de luz e chuva
Ajuste elétrico do banco do motorista
Sistema de limpador de faróis
Bancos esportivos de couro
Especificações técnicas

Ficha técnica – A4 Avant

Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.460 kg
Comprimento: 4.725 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.434 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 505 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 238 km/h

Check Also

Carros elétricos

Célula de combustível, picape de resgate: os carros elétricos da Renault-Nissan

A Nissan e a Renault, empresas pertencentes ao mesmo grupo, têm empreendido louváveis esforços no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *