Amarok
Amarok 2017

Mais sofisticada e conectada: Nova Amarok ganhou itens de série e melhor acabamento

Design externo com modificações na dianteira, mais itens de série, melhorias no acabamento interno e novo sistema de entretenimento e chegada de uma nova versão top de linha chamada Extreme. Esse pode ser um resumo das principais mudanças ocorridas na versão 2017 da Amarok, picape média da Volkswagen que chega às concessionárias na primeira semana de dezembro.

O modelo, agora, se parece mais com os sedãs de luxo da marca, ganhando, por exemplo bancos com ajustes elétricos, sistema multimídia capaz de espelhar smartphones e painéis de instrumentos mais sofisticados e completos. As diferenças em relação ao modelo anterior estão distribuídas em muitos detalhes. Confira vídeo que fizemos com o modelo, com uma demonstração de suas características off road e on road e, a seguir, um resumo das principais mudanças:

 

Design externo

No exterior, a frente ganhou um novo formato, com modificações sutis. O para-choque dianteiro traz linhas retilíneas, destacando as bordas laterais com aparência 3D em torno dos faróis de neblina. Novas tomadas de ar em formato de colmeia seguem as linhas retangulares que moldam toda a parte frontal.

A grade do radiador passa a contar com frisos cromados (dependendo da versão), conferindo um ar mais refinado à picape. Na versão Trendline, por exemplo, a grade do radiador é em preto fosco, com um friso cromado duplo na parte inferior. Na versão Highline, a grade do radiador passa a ser em preto brilhante. Há dois frisos cromados duplos e seis frisos cromados verticais, em sintonia com os novos faróis de neblina, que também têm moldura cromada na versão de topo.

Também houve novidade na composição das rodas. Elas agora vão de 16 a 20 polegadas. Esta última medida vem na versão top de linha Extreme. A distribuição é a seguinte:

– S e SE: 16”, 245/70
– Trendline: 17”, 245/65
– Highline: 18”, 255/60 ou 19”, 255/55
– Extreme: 20”, pneus 255/50

Mais sofisticação no interior

No design interno, o principal destaque dado pela Volkswagen para a nova Amarok foi em relação a melhorias feitas com o objetivo de tornar a sua picape mais próxima dos sedãs de luxo da marca – o que faz todo sentido, considerando o fato de que muitos consumidores de picapes médias usam o veículo no dia-a-dia, dentro da cidade, e têm exigido cada vez mais conforto delas.

Neste aspecto, a montadora ressalta a melhoria da qualidade dos materiais de acabamento, novos comandos do ar condicionado e a criação de um amplo porta-objetos na parte central superior do painel com tamanho suficiente para uma folha A4 (a intenção foi disponibilizar um espaço onde caiba, por exemplo, uma pasta ou um caderno).

Ainda nessa área, a Amarok ganhou novos painéis de instrumentos, de acordo com cada versão. Para a S e a SE, o antigo quadro com iluminação vermelha deu lugar a um novo conjunto com iluminação branca. Outra mudança foi nas saídas de ar, que passam a ter formas retangulares, e uma nova faixa decorativa horizontal ao longo do painel. E para a top de linha Extreme, o destaque fica por conta de um painel de instrumentos com tela colorida 3D de 3,5”.

Novos sistemas de multimídia

Os equipamentos de som e navegação, que a Volkswagen chama de infotainment, agora estão no mesmo patamar dos sedãs de luxo da montadora. Há três versões disponíveis:

– A versão SE traz de série o sistema “RCD 230G”, que conta com funções como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD e MP3.

– A Trendline oferece o “Composition Media”, com tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque, sensor de aproximação e conectividade com smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Ele permite reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela do sistema. O sistema é compatível com as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay.

– As configurações Highline e Extreme da Amarok trazem o “Discover Media”, que reúne as funções dos outros e adiciona recurso de navegação. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

O “Discover Media” conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

Além disso, o “Discover Media” realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento ‘Park Pilot’, que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras de estacionamento, transmite (na tela central do console) a imagem da câmera traseira de estacionamento.

Novos bancos elétricos

De série nas versões Highline e Extreme, os assentos elétricos contam com ajustes elétricos de 12 vias: distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) e manual de 2 vias (extensão do assento).

Preços da nova Amarok (em R$)

S (cabine simples) 113.990,00
S (cabine dupla) 126.990,00
SE 130.990,00
Trendline 148.990,00
Highline (R$ 167.990) e
Highline Série Extreme 177.990,00

Novos itens de série em todas as versões
– Sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros.

– Sistema de freios “Post- Collision Braking” (frenagem automática pós-colisão). Ele aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

– Sistema de infotainment

Novos itens de série para as versões Highline e Highline Série Extreme

– Tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros

– Indicador de perda de pressão dos pneus

– Airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro

– Faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED

Itens de série que continuaram presentes em todas as versões
– Freios com ABS “off road”, que otimizam a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia)

– ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro

– BAS (Sistema de Assistência à Frenagem)

– ASR (Controle de Tração)

– EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial)

– Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

– HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida)

– HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida)

Motorização e câmbio

A versão S conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, e só tem disponível câmbio manual de seis marchas. As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm) com câmbio manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (nas demais versões).

 

 Galeria de fotos

 

Check Also

Feirão de blindados

Sucesso de feirão de blindados leva a mais uma edição do evento

O clichê de que é nas crises que se criam oportunidades materializou-se em um evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *